Ricardo Jorge Massot, Cônsul Geral da Argentina, Prof. Dawisson Belém Lopes, Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG, e Iván López Carlevaro, Cônsul-Adjunto da Argentina – da esquerda para a direita. (Foto: João V. Carvalho)

A segunda edição do Encontro com o Cônsul, promovida pela DRI, realizada no dia 11 de setembro, na Faculdade de Ciências Econômicas, e presidida pelo Professor Dawisson Lópes, Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG, contou com as presenças do Cônsul Geral da Argentina, Ricardo Jorge Massot, e do Cônsul-Adjunto da Argentina, Iván López Carlevaro. O evento faz parte de um projeto organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, com o objetivo de auxiliar a comunidade internacional da UFMG nas relações com seus países de origem.

A expressividade da comunidade argentina no Brasil, no tocante à quantidade de estudantes nas universidades do país, e vice-versa foi apresentada pelo Professor Dawisson durante a abertura do evento, aspecto  acrescido pelo Cônsul Geral, Ricardo Massot, ao levantar, em sua fala posterior, a importância dos vínculos sociais e econômicos entre as universidades brasileiras e argentinas, ressaltando a importância de uma iniciativa que viabilize o diálogo dos estudantes internacionais com o Consulado, tornando-o aberto e acessível. Segundo ele, “o Consulado [argentino] sempre estará aberto para a promoção do interesse comum de ambos os países”.

Com a abertura da palavra aos estudantes, os presentes puderam expor diversos questionamentos diretamente aos cônsules e serem ouvidos. Compareceram, também, professores e diretores da UFMG. O evento buscou promover a integração da comunidade argentina na Universidade.

Confira as fotos no Facebook.