Estão abertas de 27 de novembro de 2012 até 14 de janeiro de 2013, as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras.  Nessa chamada os países contemplados são: Alemanha, Austrália (G8/ATN), Canadá-CALDO, Canadá-CBIE, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia. Segundo o documento básico do programa serão oferecidas bolsas-sanduíche para alunos dos cursos de graduação elegíveis para o Programa. A lista encontra-se disponível em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=bedb2864-abd0-46e7-9d6d-da8224c05929&groupId=214072

De acordo com a errata ao Edital 008/2012 publicada em 20 de dezembro, o candidato da UFMG deverá submeter sua candidatura em formulário próprio disponível na plataforma MinhaUFMG entre os dias 17 de dezembro e 4 de janeiro de 2013. A partir de 5 de janeiro, os alunos  que ainda não tiverem efetivado sua inscrição deverão preencher uma  ficha própria para esse fim que será disponibilizada neste site e enviá-la para o e-mail csfdri@dri.ufmg.br. Isso ocorre porque haverá indisponibilidade da plataforma MinhaUFMG a partir de 4 de janeiro.  O candidato deve também preencher o formulário disponível no endereço http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1. 

Para se inscrever, o estudante deve ter nacionalidade brasileira, ser aluno de excelência de acordo com os critérios da sua Instituição de Ensino Superior, além de ter que apresentar, no ato da inscrição, comprovante de proficiência na língua estrangeira exigida na chamada do país de destino.  A errata ao Edital 008/2012 também sinaliza que, de acordo com a resolução 03/2012 do CEPE, não se exige mais do candidato a programa de intercâmbio ter RSG igual o superior a 3,0.

A Diretoria de Relações internacionais da UFMG está ciente quanto aos transtornos causados devido à não inclusão de alguns cursos na lista oficial do Programa Ciência sem Fronteiras. Devemos salientar que foram enviados protestos formais à CAPES sobre o tema. Aguardamos um parecer formal da entidade e em caso de novas mudanças será feita outra errata ao edital.

A UFMG já enviou, através do Ciência sem Fronteiras, cerca de 300 alunos para o exterior. Os países mais procurados foram Estados Unidos, Portugal e Espanha. O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Errata Edital 008/2012