Especialista em mindfulness ensina técnicas de meditação para estudantes brasileiros e internacionais da UFMG

No dia 21 de maio, Olga Durães, instrutora de Mindfulness graduada pela Unifesp, conduziu a programação do Café Intercultural on-line intitulada “Aprenda a meditar: um convite ao momento presente”.

Olga, iniciou a atividade explicando o que é mindfulness, como um estado de atenção e consciência plena do momento presente. “É um exercício que nos convida, com o auxílio do silêncio, a concentrar no próprio “eu” e observar as sensações que surgirem, sem qualquer tipo de julgamento”, explicou a especialista aos participantes.

Os benefícios do mindfulness também foram abordados de várias formas, dentre eles como uma ferramenta para lidar com nossos pensamentos, treinando a habilidade de metacognição, e a observação da conexão entre pensamentos, sentimentos e emoções, por meio da consciência corporal.

Logo após essa apresentação conceitual, o público que assistia virtualmente à programação teve a oportunidade de aplicar as técnicas de forma prática.

A atividade foi um sucesso, pois alguns dos participantes relataram que técnica tornou possível a identificação e controle de algumas emoções, trazendo bem-estar e tranquilidade. Outros ainda citaram a importância desse conhecimento para a manutenção da saúde mental, principalmente neste momento de pandemia.

Aqueles que desejam conhecer o trabalho da especialista podem acessar o site ou o perfil no instagram, onde podem ser encontradas informações sobre grupos de meditação on-line, cursos, dentre outros conteúdos voltados para a meditação.

A programação faz parte do Café Intercultural organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio de Artur Macedo e Victor Dourado, bolsistas do setor, no âmbito do projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”.