O curso de extensão Espanhol para Fins Acadêmicos (EFA) recebeu nesta quarta-feira, 01 de Novembro de 2017, a participação de três estudantes internacionais oriundos de países em que o espanhol é o idioma oficial. São eles: a boliviana Dayana Mariza Capcha Vargas, do curso de Química, que veio pelo Programa Escala Estudantil; o peruano Gerar Francis Quispe Torres, mestrando do curso de Ciências da Computação, que faz parte do programa CONCYTEC; e o dominicano Lisander Willmore, que faz graduação em Teatro pelo programa PEC-G.

O objetivo do curso de extensão EFA é preparar os alunos para oportunidades de mobilidade acadêmica, além de contribuir para o desenvolvimento das habilidades escritas e orais em língua Espanhola. Com o intuito de incentivar os alunos a se desinibirem e auxiliar na capacidade cognitiva de compreensão auditiva e da fala, a professora Carolina Pimentel Miranda e a aluna Allana Karla promoveram palestras ministradas pelos alunos internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eles apresentaram seus países, contaram histórias, lendas, falaram sobre educação, cultura e formação territorial. Uma experiência rica em que estudantes brasileiros puderam interagir com os palestrantes, aprender sobre diversos temas, e aperfeiçoar o aprendizado da língua Espanhola.

Estudante Dayana Mariza Capcha Vargas intercambista do curso de Química, programa Escala Estudantil, Bolívia.

Esta foi uma grande oportunidade para conhecer diferentes contextos e políticas dos distintos países apresentados, além de promover a internacionalização e contribuir para o reconhecimento da historicidade do outro.

Estudante Lisander Willmore curso de Teatro, programa Pec-G, República Dominicana

O ato de viajar vem sendo discutido atualmente pelo campo teórico do turismo como um dos principais fenômenos para o desenvolvimento social, visto que ao viajar aprendemos a construir diferentes olhares, memórias, laços afetivos, entre outros. Dessa forma, é possível concluir o quanto é importante a participação dos estudantes internacionais no curso de extensão Espanhol para Fins Acadêmicos e, também, a participação de outros estudantes em cursos de idiomas. Sobretudo, é importante promover o aprendizado a partir do contexto sociocultural do outro, assim como Paulo Freire preconizou em seu método de alfabetização.

Mestrando Gerar Francis Quispe Torres curso de Ciências da Computação, programa de bolsa CONCYTEC, Peru.

Este texto foi enviado pela estudante Allana Karla Rosado de Souza, graduanda do curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais e discente do curso de Espanhol para Fins acadêmicos.