Aconteceu na quarta-feira, 17 de abril, o evento com as oportunidades de intercâmbio na Suécia. A palestra e a feira das oito universidades foram realizadas na Escola de Engenharia da UFMG. As instituições participantes foram: Lund, Mälardalen, Uppsala, KTH, Umeå, Linköping, Skövde e Malmö.

Além da UFMG, o projeto Study in Sweden já visitou Porto Alegre (UFRGS e PUC) e Curitiba (UFPR). O objetivo da iniciativa é atrair brasileiros para estudar na Suécia por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, iniciativa do governo brasileiro de concessão de bolsas a estudantes das áreas de Ciência e Tecnologia. No total, há duas mil vagas disponíveis para brasileiros na Suécia.

A palestra contou com a presença Donnie Lygonis, professor do Royal Institute of Technology de Estocolmo e foi sobre inovação, liderança e criatividade na Suécia. O estudante Fábio Amorim, do curso de Matemática Computacional, esteve presente e destacou a oportunidade de conciliar estudo e trabalho nas universidades suecas.

Na feira, cada estande oferecia informações das universidades participantes do evento.

Já na feira, realizada durante a tarde no saguão da Escola de Engenharia, os representantes das universidades ficaram de plantão em estandes para tirar dúvidas sobre os programas e curiosidades sobre o país. “Achei a feira muito interessante, com muitas opções de universidades. Certamente ajudou bastante não só a mim, mas muitos alunos a ter uma nova perspectiva em relação aos programas de intercâmbio”, disse Paulo Netto, aluno de Comunicação Social, ao passar pelo local.

No site, http://www.studyinsweden.se/br, você tem informações do que é necessário saber para estudar na Suécia.