Fernando Jayme, professor vinculado ao Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial da Faculdade de Direito da UFMG, participou do Programa Escala Docente, cujo edital é divulgado anualmente pela Diretoria de Relações Internacionais, e tem o objetivo de promover a mobilidade de docentes das universidades latino-americanas do Grupo Montevidéu (AUGM).

O professor escolheu a Universidad Nacional de Tucumã, na Argentina, onde esteve durante quinze dias. Entre as várias ações desenvolvidas, atuou em uma série de atividades acadêmicas, como tarefas conjuntas de Extensão e Pesquisa, congressos, seminários de pós-graduação sobre “novas formas de transporte integrado em cidades sustentáveis” e o “Ensino de Direito pelo Método do Caso”, para professores universitários e graduados em geral. Além de Workshops sobre “Estudo do Direito dos Transportes com casos práticos elaborados a partir das novas reformas do Código Civil e Comercial da República Argentina”, e a participação nas disciplinas relacionadas ao tema proposto, com o objetivo de observar o método de ensino e o estudo de Direito Comparado.

Concluiu, mencionando a importância da aproximação entre as instituições, que neste caso, em razão das semelhanças entre os povos, também compartilham alguns problemas, o que proporciona a possibilidade no desenvolvimento de vários projetos.

Os docentes interessados em participar do programa Escala Docente devem ficar atentos ao site da DRI, onde é divulgado o edital anualmente.

Mais informações dos editais anteriores podem ser consultadas aqui.