Parte de uma série de atividades que integram o projeto Capacity Building, desenvolvido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, em conjunto com a Universidade de Southampton (Reino Unido) e o British Council, o webinário “Sharing Digital Tools for Remote Teaching” reuniu, na última quarta-feira, dia 10 de junho, professores de línguas de vários segmentos, que compartilharam ferramentas digitais gratuitas e atraentes para o ensino remoto.

A iniciativa foi organizada pelos membros do Projeto iUFMG de formação linguística para fins acadêmico-profissionais e de internacionalização, contando com a participação de professores do CENEX FALE, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED BH), bem como de professores de outros estados do Brasil, dentre eles Pernambuco.

Segundo Renata Gomes, uma das professoras responsáveis pelo webinário, o objetivo da ação foi compartilhar ferramentas digitais úteis e gratuitas para a prática docente, com foco especial, mas não limitado, no ensino de línguas.

Sobre a repercussão dessa atividade, Ana Luiza de Oliveira Melo, professora que também liderou a atividade, comentou: “Ficamos muito felizes com a repercussão do webinar. Professores de diversas instituições e de diferentes lugares do Brasil estiveram presentes e compartilharam conosco sua perspectiva a partir do conteúdo apresentado. Poder somar conhecimento e contribuir para que todos consigam se adaptar à rotina de aulas on-line é muito gratificante”.

Para a professora da FALE Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, que coordena o Projeto iUFMG, o momento requer colaboração entre os vários segmentos de ensino para que desafios atuais sejam enfrentados de forma a preservar a qualidade do trabalho docente e a interação frutífera com os alunos e com a comunidade em geral.

O material relativo aos webinários promovidos pelo Projeto iUFMG FALE DRI podem ser acessados por meio do site.