Entre os dias 14 e 16 de outubro, o auditório III do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) recebeu o I Encontro da Diretoria de Relações Internacionais: intercâmbios, interações e parcerias em pauta, evento organizado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (DRI) para parte da programação da XXIII Semana do Conhecimento UFMG 2014.

Abrindo o encontro, no dia 14, a Professora Míriam Lúcia dos Santos Jorge, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, proferiu palestra, que teve como temática principal a internacionalização da UFMG e o trabalho da DRI, apresentando um pouco sobre a Diretoria e as funções exercidas.

Logo após a apresentação da Professora Míriam, os Coordenadores de três dos seis centros de estudos apresentaram um pouco sobre a estrutura e história de cada centro. Foram eles, Professor Alexandre Mendes Cunha, Coordenador do Centro de Estudos Europeus, Professor Roberto Luiz Monte-Mor, Coordenador do Centro de Estudos Indianos e o Professor Rômulo Monte Alto, Coordenador do Centro de Estudos Latino-Americano.

Na tarde desse mesmo dia, os estudantes da UFMG, que realizaram intercâmbio por intermédio de algum programa da DRI, apresentaram um pouco de suas experiências acadêmicas e vivências nos países estrangeiros.

Glauco Antero (Geografia), Lorena Dias (História), Isabela Duarte (Programa de Licenciaturas Internacionais), Flávia Furtado (Controladoria e Finanças), Anita França (Ciências Sociais) e Frederico Machado (Direito).

No outro dia, 15 de outubro, dando seguimento às apresentações, os estudantes intercambistas que também realizaram a mobilidade estudantil através de um dos programas operados pela DRI expuseram suas experiências e deram dicas para quem deseja realizar um intercâmbio.

Maria Luiza Soares (Ciências Biológicas), Divina Venancia (Geografia), Izabela Oliveira (Direito), Fernanda Bazília (Pedagogia), Alice Queiroz (Arquitetura) e Matheus Alberto (Design).

Ainda no dia 15, o Professor Nilo Nascimento, Professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e de Recursos Hídricos da Escola de Engenharia, também apresentou suas experiências em outras universidades estrangeiras e os ganhos acadêmicos e culturais que têm hoje em sua vida.

No último dia de apresentações, dia 16 de outubro, a Professora Márcia Lousada, do Instituto de Geociências, apresentou um pouco sobre o Setor de Acolhimento da DRI e o Programa Bem-Vindo, projetos que atendem os estudantes intercambistas oriundos de outros países.

Logo em seguida, os alunos estrangeiros contaram um pouco sobre as suas experiências na UFMG.

Nicolas Pupier, Willi Müller (Economia), Rodrigo Olivarez (Música), Facundo Chávez (Direito) e Professora Márcia Lousada (Instituto de Geociências).

Fechando a semana, a Professora Deise Prina Dutra, Assessora de Relações Internacionais para Proficiência Linguística, apresentou o setor de proficiência da DRI e os programas vinculados como o programa Inglês sem Fronteiras e as disciplina de Línguas para Fins Acadêmicos. O exame TOEFL-ITP, que é ofertado gratuitamente na UFMG, foi discutido durante a palestra da Professora.