A I Jornada de Estudos Indianos teve início no dia 19 de fevereiro na UFMG. O primeiro dia de evento foi dedicado ao lançamento do Centro de Estudos Indianos (CEI) é à conferência do Professor Vinod Vyasulu, do International Institute for Information Technology em Bangalore, Índia.

Na solenidade de inauguração do CEI estiveram presentes o Reitor da UFMG, Professor Clélio Campolina, o Professor Eduardo Vargas, Diretor de Relações Internacionais da Instituição, o Embaixador da Índia no Brasil, senhor Ashok Tomar e o Coordenador do Centro de Estudos Indianos, Professor Roberto Monte-Mor.

O Professor Clélio Campolina destacou o importante papel que o Brasil e a Índia têm na consolidação de um novo paradigma mundial que visa uma maior Justiça Social. Esse tema também foi abordado pelo Professor Roberto Monte-Mor, que ressaltou como uma das características comuns entre os dois países a desigualdade social, salientando que esse é um dos motivos para que haja uma maior cooperação e troca de experiências.

Em sua fala, o Embaixador da Índia no Brasil, Ashok Tomar, se mostrou feliz com a criação de um Centro de Estudos Indianos em uma Universidade de grande porte como a UFMG. Ele também destacou a parceria estratégica entre o seu país e o Brasil, principalmente em áreas comoMineração, Tecnologia da Informação, Energia e Transportes.

A última atividade do dia foi a conferência do Professor Vinod Vyasulu, que apontou as principais diferenças e semelhanças entre a Índia e o Brasil, reforçando a fala anterior do Professor Monte-Mor sobre a importância da cooperação entre os países. Dentre os temas ressaltados, destacam-se programas governamentais brasileiros como o Bolsa Família, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Orçamento Participativo, que servem de modelo para ações sociais do governo indiano.

A I Jornada de Estudos Indianos acontece até o dia 21 de fevereiro no Auditório 02 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE). O evento é aberto ao público e também está sendo transmitido através do link.