A programação da do segundo dia de atividades da I Jornada de Estudos Indianos teve início com mesas-redondas sobre Cultura e Filosofia. A Professora Maria Lucia Abourre, da Universidade Federal da Paraíba, fez um relato sobre os preceitos do Hartha Yôga e como a prática foi difundida no ocidente a partir do início do século XX. O Professor Evandro Ouriques,da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falou um pouco sobre a difusão dos pensamentos sócio-políticos de Mahatma Gandhi .

A última comunicação da manhã foi proferida pelo Professor Carlos Gohn, Coordenador do Instituto Confúcio na UFMG, e teve como tema os poemas de Makarand Paranjape escritos enquanto o autor estava no Brasil. Os textos falam sobre o cotidiano e a percepção de um indiano sobre a realidade brasileira. Paranjape fala inclusive sobre Belo Horizonte e a UFMG,onde foi Professor Visitante.

A parte da tarde foi dedicada às mesas sobre Ciência e Tecnologia. O Professor Roberto Marcondes Junior, da Universidade de São Paulo, apresentou projetos de E-Science desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e indianos. Já o Professor Amit Bhaya, da UFRJ, falou sobre a falta de interesse e incentivo à pesquisa nas Engenharias, uma vez que são áreas em grande expansão no Brasil e na Índia, o que eleva os salários dos profissionais, porém, faz com que recém-graduados não se interessem pela pesquisa na pós-graduação. A última fala do dia foi do Professor Indiano Visitante na UFMG, Sangram Sahoo. Ele apresentou apontamentos sobre investigação espectroscópica de nanomateriais de carbono em camadas 1D e 2D.

A I Jornada de Estudos Indianos é organizada pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG em parceria com o Centro de Estudos Indianos/UFMG.