Da esquerda para direita: Sra. Suhasini Ayer, Professor José Maurício Domingues, Sr. Joss Brooks e o Sr. Maurício Andrés Ribeiro

A programação do terceiro dia de atividades da I Jornada de Estudos Indianos teve início com mesas redondas sobre Desenvolvimento e Sustentabilidade. A Consultora de Design de Auroville, Suhasini Ayer, discursou a respeito da arquitetura indiana – áreas de comércios, residenciais e centros religiosos – e, como a mesma está intrinsecamente relacionada à sociedade e à economia do local. Problemas como a mobilidade urbana, os mecanismos democráticos na Índia e a importação de projetos arquitetônicos também foram abordados. Por fim, foram ilustrados alguns de seus projetos realizados em Auroville que contemplam um olhar sustentável e social sobre a construção arquitetônica.

Joss Brooks, fundador da organização Consultores Florestais Pitchandikulam, relatou a sua vivência em Auroville, comunidade localizada ao sul da Índia. O trabalho desenvolvido por ele na comunidade está relacionado com a restauração/manutenção da biodiversidade, além da educação ambiental para os habitantes. Brooks também apresentou outros de seus projetos, como a restauração da Adayar Ponga, em Chennai.

O Professor José Maurício Domingues, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em sua fala, fez um paralelo entre desenvolvimento do Brasil e da Índia, principalmente no que diz respeito às mudanças da modernidade global, o desenvolvimento tecnológico e a crise ecológica. Ainda na parte da manhã, o Arquiteto Maurício Andrés Ribeiro, assessor da Agencia Nacional de Águas, abordou sobre uma possível cooperação entre Brasil e Índia quanto ao uso da água.

A tarde do dia 22 de fevereiro foi dedicada a debates sobre a importância do Centro de Estudos Indianos na promoção de uma maior integração entre a Índia e o Brasil. Além disso, houve alguns questionamentos, principalmente de professores de outras universidades brasileiras, sobre procedimentos para a criação de Centros semelhantes em suas Instituições.

A I Jornada de Estudos Indianos foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG em parceria com o Centro de Estudos Indianos/UFMG.