Nos dias 12 e 13 de junho de 2013, aconteceu, no campus Pampulha da UFMG, a II Jornada de Estudos Africanos, com o tema “Cooperação acadêmica internacional no século XXI – A experiência dos centros de estudos africanos no mundo”. Congregações de Centros de Estudos Africanos de diversos continentes se reuniram a fim de compartilhar suas pesquisas e de fortalecer seus laços de união.

O reconhecimento da influência exercida pela herança sociocultural africana sobre os continentes europeu e americano foi um consenso entre todos os grupos de pesquisa reunidos no evento. Daí advém a importância de valorizar e estudar o legado africano pelo mundo. Além disso, “o contexto de globalização exige que se dê atenção também aos fatos ocorridos no presente da África”, como salientou a professora responsável pela coordenação do Centre of West African Studies da Universidade de Birmingham, Inglaterra, Benedetta Rossi.

Representando os grupos de pesquisa brasileiros, estiveram presentes Claudio Pereira, da Universidade Federal da Bahia, Margarida Peter, da Universidade de São Paulo, e Nanci Valadares, da Universidade Cândido Mendes – RJ. Os pesquisadores ressaltaram a trajetória e os feitos dos centros de estudos africanos brasileiros, entre eles a Revista Afro-Ásia, produzida desde 1965 pelo Centro de Estudos  Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia.

A UFMG teve seu Centro de Estudos Africanos inaugurado em 2012, e se dedica a fomentar cada vez mais as pesquisas realizadas, a fim de não só aumentar a internacionalização e o intercâmbio entre as universidades, mas também de produzir mais conteúdo relevante nas áreas antropológica e sociológica.

O encontro se encerrou às 20h do dia 13, com um coquetel no Centro Cultural da UFMG.

Composição da mesa da Sessão de Abertura – da esquerda para a direita – Professor  Eduardo Viana Vargas, Diretor de Relações Internacionais, Murade Murargy, Secretário Executivo da CPLP – Moçambique, Clélio Campolina Diniz, Reitor da UFMG – Brasil, Jorge Ferrão, Presidente da AULP- Moçambique e Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, Presidente do Comitê Diretor do CEA -UFMG/Brasil. Foto: Foca Silva