Em novembro o Centro de Estudos Indianos realiza a II Jornada Internacional Brasil – Índia: ideais de emancipação, nos dias 09, 10 e 11, no auditório 1 da FACE. O evento dá continuidade a I Jornada Internacional, realizada em fevereiro de 2014 cuja temática foi “Cooperação Acadêmica Brasil – Índia no Século XXI”.

A edição de 2015 está marcada para os dias 09, 10 e 11 de novembro, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas – FACE. As atividades são gratuitas e não exigem inscrição prévia. A programação traz palestras com professores convidados de universidades brasileiras e de fora do páis, como da cidade Toronto, no Canadá, e do Indian Institute of Management. Durante todo o evento haverá a exposição “Caminhos das Índias” de Maria Helena Andrés.

Programação completa:

09/11/2015
19h – Sessão de Abertura e lançamento do livro “A imaginação emancipatória
– Ashis Nandy e os desafios do século XXI” da Prof. Lucia Rabello de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

10/11/2015
09h30 -12h30 – Mesa-redonda “Brasil – Índia no contexto dos BRICS”:
José Maurício Domingues (UERJ – IESP);
Osmar Moreira dos Santos (UNEB);
Javier Alberto Vadell (PUC – MG);

14h30 – 18h – Mesa-redonda “Urbanização e emancipação Social”.
María Elena Rodríguez Ortiz (Doutoranda em Sociologia no Instituto
Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ – Tec., Brasil);
Kanishka Goonewardena (University of Toronto);
Eric Robert Leclerc (Université Lille 1);

11/11/2015
09h30 -12h30 – Mesa-redonda “Evolução da Consciência Humana”.
Conceição Muniz Corrêa – Aryamani (Auroville – Índia);
Deepti Tewari Puri (Auroville – Índia);
Maurício Andrés Ribeiro pesquisador visitante no Indian Institute of
Management (Bangalore – Índia);
Carlos Gohn (UFMG).

14h30 -18h – Mesa de encerramento “Brasil – Índia: potencialidades
de diálogos”.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 55(31)3409-3258 ou no site do CEI.