Os alunos interessados em se inscrever no Edital 2014 do Programa Minas Mundi poderão, no ato da inscrição, escolher até duas universidades estrangeiras. Caso o interessado claramente priorize a ida para uma universidade específica, sugerimos que seja feita inscrição somente para essa instituição. Ao se inscrever para duas universidades o aluno poderá ser selecionado para viajar para qualquer uma delas, sendo que essa seleção fica exclusivamente a critério da DRI.

A maior novidade do Edital 2014 dirá respeito à distribuição dos recursos do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG. Como nos anos anteriores, será disponibilizado o valor total de R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), sendo dividido em Auxílio Mobilidade Internacional (passagem), equivalente a ¼ do montante, e Bolsa de Intercâmbio Internacional, equivalente a ¾ do montante.

Também como nos anos anteriores, para concorrer aos auxílios os alunos deverão submeter-se a um processo avaliativo próprio disponibilizado pela FUMP em data a ser divulgada posteriormente.

O processo seletivo do Edital 2013, após aplicados os critérios de distribuição  do Fundo de Apoio, resultou em elevadíssima concentração de recursos financeiros disponibilizados para apenas um país, no caso, Portugal. Para se ter uma ideia, os estudantes em Portugal no ano de 2014 contemplados com bolsas receberão 55% do total do valor disponibilizado pelo Edital 2013. Para contornarmos esta situação, a DRI está estimulando candidaturas para outros países que não Portugal. Assim, no Edital 2014 do Programa nenhum país receberá mais do que 35% desse valor total de R$ 1.500.000,00 a serem distribuídos. Essa medida visa uma distribuição de bolsas mais equânime, incentivar o estudo de idiomas estrangeiros pelos alunos da UFMG.

Lembramos que as  próximas inscrições para exames de proficiência para Intercâmbio Internacional no Cenex-Fale serão de 21/01/2014 a 06/02/2014. As provas ocorrerão entre os dias 25 e 28 de fevereiro conforme calendário divulgado.

Salientamos que convém verificar as datas dos Testes de Proficiência tais como  Toelf, Ielts, Dalf, Delf, etc, pois algumas universidades exigem certificados específicos que não os emitidos pelo Cenex-FALE. Dessa forma pedimos aos futuros candidatos que verifiquem nos editais anteriores quais testes são aceitos pela(s) universidade(s) para a(s) qual(is) pretendem se inscrever.

As informações sobre os testes de Proficiência podem ser adquiridas aqui