A Semana do Conhecimento, que acontece no período de 17 a 21 de outubro, tem programação diversificada, aberta ao público interno e externo à UFMG. Parte dela será ofertada como Atividade Acadêmica Complementar, que substitui as aulas de graduação em datas pré estabelecidas a cada semestre.

As inscrições para as seis atividades já estão abertas no link:  https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades e tem vagas limitadas.

Os estudantes que fizerem inscrição e comparecerem a uma atividade terão direito a certificado, que poderá ser utilizado para solicitar o aproveitamento de créditos em seus cursos. Mais informações pode ser obtidas pelo e-mail semanadoconhecimento@ufmg.br ou pelo telefone 3409-3215.

Confira a lista de atividades

17 de outubro – segunda-feira de 9h às 12h

Cerimônia: Abertura oficial da Semana do Conhecimento 2016 – ‘Cultivar Vidas: Ciência e Sociedade’

Local: Auditório da Reitoria

Convidados:

• Patrus Ananias – Deputado Federal. Ex Ministro do Desenvolvimento Agrário.

• Renato Sérgio Maluf – Professor Titular do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenador do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional  da UFRRJ. Integrante da Chaire UNESCO – Alimentations du Monde, Comité d´Orientation Stratégique (Collège Personnalités Qualifiées)

Apresentação cultural: “Tudoparatodos” – Gilberto Mauro

Organização: Proex e DAC

18 de outubro – terça-feira de 19h às 21h

Mesa-redonda: Política de ações afirmativas da UFMG: Desafios

• Tarcísio Mauro Vago – Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

• Rodrigo Ednilson de Jesua – Professor da FAE/UFMG

• Claudia Mayorga – Pró-Reitora Adjunta de Extensão

• Movimentos Sociais  (Fórum da Juventude; Movimento Negro; Unegro; Educafro)

• Rede Juventude da UFMG (Conexões de Saberes e Observatório da Juventude)

• Estudantes da UFMG

Local: Auditório do CAD 2

Sinopse: Reflexão sobre os desafios da UFMG para a expansão de políticas de ações afirmativas para estudantes de graduação e de pós-graduação

Organização: Prae e Proex

19 de outubro – quarta-feira de 9h30 às 11h30

Mesa-redonda: Internacionalização para além da mobilidade

Convidada: Miriam Jorge – Diretora Adjunta de Relações Internacionais

Local: CAD 2 – Auditório

Sinopse: Discussão sobre a criação de uma cultura de internacionalização no campus, para além da mobilidade de estudantes e docentes

Organização: DRI

20 de outubro – quinta-feira – 9h – 12h e de 14h – 18h

Apresentação Oral: Seminário do Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA)

Convidados:

• Adriana Maria Valladão Novais Van Petten – Diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG

• Giselli Mara da Silva – Coordenadora de projeto do PIPA

• Regina Célia Passos R. de Campos – Coordenadora de projeto do PIPA

• Ana Flávia Machado – Coordenadora de projeto do PIPA

• Marcelo Pinto Guimarães – Coordenador de projeto do PIPA

Local: Sala 416 – CAD 1

Sinopse: O Seminário contará com apresentação oral dos bolsistas Pipa. O objetivo é divulgar ações que promovam a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência ou com necessidades educacionais especiais, o estudo e construção de novas ferramentas e metodologias de ensino voltadas para as pessoas com deficiência, além de demonstrar e incentivar a construção do conhecimento sobre a temática.

Organização: Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

14h – 17h30

Seminário: Extensões Universitárias: cultivando saberes, regando parcerias, semeando ideias

• Alzira de Oliveira Jorge – Professora da Faculdade de Medicina/UFMG

• Helcimara de Souza Telles -Professora da FAFICH/UFMG

• Bernardo Jefferson de Oliveira – Professor da Faculdade de Educação/UFMG

Local: CAD 2 – Auditório

• Tema 1: A extensão universitária no contexto da relação entre universidade e poder público

• Tema 2: A extensão universitária como estratégia para a avaliação de políticas públicas: o caso do Programa Mais Médicos

• Tema 3: A relação entre universidade e parceiros no desenvolvimento de ações de extensão: negociando prioridades

Organização: PROEX

21 de outubro – sexta-feira – 9h – 12h

Atividade: Seminário Anual Ieat 2016

Local: Auditório da Escola de Belas Artes

Confira toda a programação do Seminário aqui.

Organização: IEAT