Inscrições para bolsas de estudo da Fundação Carolina

A Diretoria de Relações Internacionais comunica à comunidade universitária que estão abertas as inscrições para as bolsas de estudo da Fundação Carolina 2016-2017, e que receberá candidaturas para as seguintes modalidades :

Postgrado (Pós-graduação lato sensu)

Emprendimiento – Programa Paradores

Doctorado (Doutorado)

Estancias Cortas (Pós-Doutorado)

Verifique abaixo requisitos, documentação para envio de candidaturas e prazos referentes à cada modalidade:

Postgrado (Pós-graduaçao Lato sensu)

Esta modalidade está disponível para egressos da UFMG, técnico-administrativos graduados, alunos ou egressos de pós-graduação ­lato sensu da UFMG.

O candidato deverá conferir na página da Fundação Carolina se o curso de pós-graduação exige formação em áreas específicas.

Documentação a ser enviada para a DRI:

- Para egressos da UFMG e técnico-administrativos: Cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso

- Para alunos ou egressos da pós-graduação: comprovante de matrícula ou diploma

Prazo e endereço eletrônico: 05 de fevereiro a 26 de fevereiro, para o e-mail fundacaocarolinaufmg@gmail.com.

O campo assunto da mensagem deverá informar a modalidade de inscrição e o nome completo do candidato. Ex.: Postgrado – José Silva.

O envio da inscrição para a DRI poderá ocorrer simultaneamente à inscrição da página da Fundação.

Encerradas as inscrições, a DRI encaminhará uma lista nominal dos candidatos à Fundação Carolina. A partir de então, todo o processo seletivo será realizado entre o candidato e a Fundação. Portanto, será preciso estar atento aos demais requisitos e documentação exigida pelo próprio programa. A DRI não se responsabilizará por envio de documentos adicionais e comunicação que extrapole as instruções explícitas da convocatória.

Emprendimiento – Programa Paradores

Esta modalidade está disponível para egressos da UFMG ou técnico-administrativos graduados. O candidato deverá conferir na página da Fundação Carolina se o curso oferecido exige formação em áreas específicas.

Documentação a ser enviada para a DRI: cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso.

Prazo e endereço eletrônico: 05 de fevereiro a 26 de fevereiro, para o e-mail fundacaocarolinaufmg@gmail.com.

O campo assunto da mensagem deverá informar a modalidade de inscrição e o nome completo do candidato. Ex.: Emprendimiento OU Programa Paradores – José Silva.

O envio da inscrição para a DRI poderá ocorrer simultaneamente à inscrição da página da Fundação.

Encerradas as inscrições, a DRI encaminhará uma lista nominal dos candidatos à Fundação Carolina. A partir de então, todo o processo seletivo será realizado entre candidato e a Fundação, portanto, será preciso estar atento aos demais requisitos e documentação exigida pelo próprio programa. A DRI não se responsabilizará por envio de documentos adicionais e comunicação que extrapole as instruções explícitas da convocatória.

Doctorado (Doutorado)

Esta modalidade está disponível para Docentes ou técnico-administrativos com diploma de mestre. O candidato deverá conferir na página da Fundação Carolina se o Programa de Doutorado oferecido exige formação em áreas específicas.

Documentação a ser enviada para a DRI:

- Certificado de vínculo profissional com a UFMG.

- Diploma de mestre

Prazo e endereço eletrônico: 05 de fevereiro a 11 de março, para o e-mail fundacaocarolinaufmg@gmail.com.

O campo assunto da mensagem deverá informar a modalidade de inscrição e o nome completo do candidato (Ex.: Doctorado – José Silva) e no texto do e-mail deverá ser informado o nome da instituição de interesse, entre aquelas listadas na página da Fundação Carolina.

Encerradas as inscrições, a DRI encaminhará à Fundação os certificados de vínculo, uma carta de apresentação assinada pelo reitor e uma declaração sobre o acesso aos programas de doutorado no Brasil. A partir de então, a Fundação entrará em contato com cada candidato a fim de fornecer acesso à inscrição on-line para os programas. A UFMG será comunicada sobre o resultado e o encaminhará aos candidatos, que deverão confirmar a aceitação da bolsa junto à Fundação e enviar a documentação indicada na chamada de cada programa de doutorado.  A DRI não se responsabilizará por envio de documentos adicionais e comunicação que extrapole as instruções explícitas da convocatória.

Estancias cortas (Pós-Doutorado)

Esta modalidade está disponível para Docentes ou técnico-administrativos com diploma de doutor. O candidato deverá conferir na página da Fundação Carolina se o programa de Pós-doutorado oferecido exige formação em áreas específicas.

Documentação a ser enviada para a DRI:

- Cópia do diploma de doutorado

- Certificado de vínculo profissional com a UFMG.

Prazo e endereço eletrônico: 05 de fevereiro a 11 de março, para o e-mail fundacaocarolinaufmg@gmail.com.

O assunto da mensagem deverá informar a modalidade de inscrição e o nome completo do candidato (Ex.: Estancias Cortas – José Silva) e no texto do e-mail deverá ser informado o nome da instituição de interesse, entre aquelas listadas na página da Fundação Carolina.

Encerradas as inscrições, a DRI encaminhará à Fundação o certificado de vínculo e uma carta de apresentação assinada pelo Reitor. A partir de então, a Fundação entrará em contato com cada candidato a fim de fornecer acesso à inscrição on-line para os programas. A UFMG será comunicada sobre o resultado e o encaminhará aos candidatos, que deverão confirmar a aceitação da bolsa junto à Fundação e enviar a documentação indicada na chamada de cada programa de pós-doutorado.  A DRI não se responsabilizará por envio de documentos adicionais e comunicação que extrapole as instruções explícitas da convocatória.


Observações importantes:

Ressalta-se que o papel da DRI será de indicar os candidatos às bolsas, que serão concedidas pela Fundação Carolina em qualquer uma das modalidades, não havendo apoio financeiro por parte da UFMG.

 É obrigatório ler a chamada publicada na página da Fundação Carolina por completo e estar atento à inscrições próprias do site. Não será possível alegar desconhecimento sobre as etapas do processo de seleção e demais instruções das chamadas.