O Instituto Confúcio da UFMG realizou, nos dias 23 e 25 de setembro, apresentações e atividades relacionadas à cultura chinesa para comemorar os dez anos de fundação da sede central do Instituto, localizada na China. A programação fez parte da Semana Cultural do Instituto Confúcio e teve a participação do grupo de dança da Universidade de Hubei (China), dos professores do Instituto Confúcio da UFMG e dos membros da Associação Brasileira de Tai Chi Chuan.

Mostra de caligrafia chinesa, cerimônia do chá e homenagem ao Professor Carlos Gohn, Diretor do Instituto Confúcio da UFMG, feita pelo Vice-Reitor da Universidade de Hubei, Yan Mingming.

No dia 23 de setembro de 2014, o Professor Carlos Gohn, Diretor do Instituto Confúcio da UFMG abriu a noite de apresentações, juntamente com Yan Mingming (鄢明明), Vice-Reitor da Universidade de Hubei. O evento lotou o auditório da Reitoria, aonde estavam presentes estudantes de graduação e pós-graduação de vários cursos da UFMG, bem como os interessados em conhecer um pouco da cultura chinesa e as ações promovidas pelo Instituto Confúcio da UFMG.

Dança do Dragão

Com uma programação composta por dez apresentações de dança variadas, o grupo da Universidade de Hubei iniciou o espetáculo, com a célebre Dança do Dragão que seguiu com a Dança da água, a Dança do leque e o barítono Professor Zheng Zhong, da Universidade de Hubei.

Nesse mesmo dia, o público, que estava presente no auditório da Reitoria, pôde ter contato com a cultura chinesa através de exposições sobre a cerimônia do chá, a composição da caligrafia chinesa e a exibição do vestuário da Dinastia Tang.

A programação do dia 23 de setembro foi encerrada com a apresentação da Dança do Leão, apresentação que já proporcionou ao grupo diversas premiações em concursos dentro e fora da China.

Dia do Instituto Confúcio na Arena da Praça de Serviços

No dia 25, os alunos que compareceram à Arena da Praça de Serviços tiveram oportunidade de aprender expressões chinesas, a caligrafia oriental e técnicas de kung-fu. Além disso, a Associação Mineira Tai Lao Chuan mostrou a influência dos costumes chineses na nossa cultura, através da apresentação da Dança do Leão.

Mais informações sobre a programação da semana e fotos do evento poderão ser encontradas no site do instituto  www.institutoconfucio.com.br ou no facebook https://www.facebook.com/confucioufmg