Senhora Yu Qianhua, diretora adjunta do Instituto Confúcio da UFMG.

No dia 27 de maio foi realizado na Faculdade de Direito, workshop que integrou as atividades do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG conduzidas pelos doutores Fabrício Bertini Pasquot Polido e Marcelo Maciel Ramos, em parceria com o Instituto Confúcio da UFMG.

A Senhora Yu Qianhua, diretora adjunta do Instituto Confúcio e professora da Escola de Línguas Estrangeiras da Huazhong University of Science and Technology (HUST) proferiu palestra que abordou os aspectos da cultura e do sistema jurídico da China.

A palestra foi iniciada com uma breve introdução sobre a Universidade de HUST, além de contextualizar a expansão do Instituto Confúcio e a sua atuação no cenário internacional. Algumas noções sobre a língua e cultura chinesa também foram repassadas.

Num segundo momento, a palestra tratou das características do Direito chinês e do Confucionismo – sistema filosófico chinês que debate questões como a moral, a política, a pedagogia e a religião.

Ao aprofundar sobre os conhecimentos do Direito chinês e da cultura, foram abordadas questões como as tradições legais, os códigos morais e as virtudes chinesas.

O workshop foi encerrado com uma discussão sobre os relacionamentos interpessoais na China, através da explicação do Guan Xi (dinâmica básica das redes de relações que norteiam o funcionamento social, político e organizacional na China) e do código ritual Lǐ (normas sociais que são internalizados por meio de práticas sociais de rotina).