Na última segunda-feira, 26 de novembro, ocorreu a Jornada de Lançamento do Centro de Estudos Africanos da UFMG. O evento contou com a presença de autoridades, pesquisadores, docentes e estudantes interessados em conhecer atividades de pesquisa, ensino e extensão que tem a África por foco ou por lócus.

Na solenidade de abertura o Reitor da UFMG, Clélio Campolina, falou sobre a importância da criação de centros de internacionalização na Universidade e ressaltou a importância de iniciativas como essa e o ganho que as universidades africanas e a UFMG poderão ter com a implementação de programas de intercâmbio e estudos multiculturais. Essa ação representa uma tendência na ampliação das relações entre o Brasil e o continente africano.

Professores de diversas áreas de conhecimento relataram suas experiências, perspectivas para próximas realizações e esclareceram dúvidas dos presentes. Em mesa de apresentação relacionada à cooperação do CEDEPLAR com países africanos de língua portuguesa na área de demografia, o Prof. Eduardo Luiz Gonçalves ressaltou o alto grau de aproveitamento e retorno que os alunos que participam do programa de mestrado apresentam. Ele citou o exemplo de Manuel Costa Gaspar, que ingressou no curso de pós-graduação em 1986 e que depois de retornar a Moçambique ocupou o cargo de diretor do Instituto Nacional de Estatística daquele país.

Durante mesa-redonda realizada na parte da tarde, a Professora Vanicléia Santos Silva, do Departamento de História, destacou o crescimento no número de pesquisas sobre a História Africana, ressaltando aquelas em que se destaca a experiência dos africanos em Minas Gerais, não só na escravidão. Na mesma perspectiva, a Professora Sônia Quieróz, da FALE, demonstrou a influência das línguas africanas no chamado Dialeto das Minas. Finalizando a mesa, os Professores Francisco Beranésio e José Nélio, da Faculdade de Medicina, ressaltaram os vários trabalhos de cooperação entre o Brasil e países africanos no que tange à Saúde Pública.

O Reitor Jorge Ferrão, da UniLurio, de Moçambique, e atual presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa –AULP, fez a conferência de encerramento do evento, sobre o tema “A internacionalização da economia brasileira em África. Caso de Moçambique”.

O Centro de Estudos Africanos é coordenado pelo Professor Luiz Alberto Oliveira Gonçalves (FAE), e tem como membros do Comitê os Professores Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto (Demografia/FACE), Vanicléia Santos Silva (História/Fafich), José Nélio Januário (Nupad/Medicina) e Sônia Maria de Melo Queiróz (FALE).