Da esquerda para a direita: Nilo Nascimento (UFMG), Luiz Martins-Filho (UFABC), Carlos Siqueira (UFPR), Rossana Melo (UFJF),Ira Terwyen (University of Duisburg- Essen), Vitor Amaral (UFRJ), Stephen Hollensteiner, ConRuhr, Carlos Vergani (UNESP).

A rede de universidades alemãs do Vale do Ruhr (Conruhr) organizou entre 15 e 18 de setembro uma visita de seis universidades brasileiras a seus campi. Participaram as universidades UFMG, UFJF, UNESP, UFABC, UFPR e UFRJ.

As visitas foram organizadas pelo Professor Chirstoph de Oliveira Käppler, Diretor da Conruhr para a América Latina, e pelo Dr. Stephan Hollensteiner, representante da rede Conruhr no Brasil.

O Professor Nilo Nascimento, Diretor Adjunto de Relações Internacionais, representou a UFMG neste evento que teve por objetivo reforçar e ampliar a cooperação acadêmica entre as universidades do Ruhr e as universidades brasileiras.

A UFMG já possui convênio de cooperação com a Ruhr Universität Bochum. Compõem ainda a rede a Technische Universität  Dotrmund e a University Duisburg.

Como um dos resultados da visita encontra-se em preparação um convênio de cooperação entre a UFMG e a rede Conruhr que deverá ampliar as oportunidades de intercâmbio de estudantes e de professores, bem como propiciar o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa entre as instituições partícipes.

Informações mais detalhadas sobre a rede Conruhr podem ser obtidas na página www.con-ruhr.org.