O estudante estrangeiro pode realizar um curto período de estudos e/ou pesquisa na UFMG por meio da mobilidade acadêmica. O estudante regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior no exterior que queira realizar mobilidade acadêmica na UFMG deverá realizar os seguintes passos:

Verificar junto ao escritório de relações internacionais da universidade de origem o status do acordo com a UFMG. Caso o acordo esteja vigente, a universidade de origem deverá fazer todo o trâmite de envio e de acompanhamento da documentação (listada abaixo). Caso não tenha acordo entre as instituições ou ele tenha expirado, o estudante poderá realizar mobilidade livre. Nesse último caso, o estudante estrangeiro ficará totalmente responsável por realizar e acompanhar sua candidatura. 

Após verificada a vigência do acordo bilateral, a universidade parceira ou o próprio estudante (em caso de mobilidade livre) deverá enviar os seguintes documentos para o Setor de Admissão Internacional dentro dos períodos abertos para nomeação e candidatura:

Plano de Estudos – modelo DRI/UFMG
– Cópia da página de identificação do passaporte
– Histórico escolar oficial e atualizado
– Carta de Intenções (em caso de atividades práticas, de pesquisa e/ou de estágio)
– Comprovante de matrícula (APENAS para mobilidade livre)

Após a aprovação da candidatura pelo curso ou programa de vínculo na UFMG, o Setor de Admissão Internacional/DRI emitirá a carta de aceite.

Período de nomeações e candidaturas

Para realizar mobilidade acadêmica no primeiro semestre do ano seguinte:
– Enviar nomeações e candidaturas entre 01 de setembro e 15 de outubro 

Para realizar mobilidade acadêmica no segundo semestre do ano corrente:
– Enviar nomeações e candidaturas entre 01 de março e 15 de abril