Esta iniciativa, atribuída anualmente pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), tem como objetivo premiar uma dissertação de mestrado ou de doutoramento que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.

A dissertação a submeter, escrita em português, tem que ter sido defendida durante o ano civil imediatamente anterior ao da candidatura. As propostas deverão ser apresentadas por instituições de ensino superior ou institutos de investigação científica membros da AULP.

O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ao autor premiado, ficando a publicação do trabalho sob a responsabilidade do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. (Camões, I.P.).

Candidaturas até 31 de Julho de 2021.

Informações no site.

Regulamento.