O Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) organizou, de 11 a 13 de novembro, o I Congresso de Escritores e Artistas Negros – seis décadas depois. O evento teve o apoio do Centro de Estudos Africanos (CEA/UFMG). No evento, pesquisadores sobre África comentaram filmes para ampliar o debate. O 1º Congresso de Artistas Negros ocorreu em 1956, na Universidade Paris-Sorbonne (França),  e foi um espaço privilegiado em que pensadores das colônias e ex-colônias francesas na África e na América e uma delegação de intelectuais estadunidenses debateram o lugar da cultura negra após o fim da II Guerra Mundial.

Sessões comentadas

Maria Nazareth Soares Fonseca, professora do programa de pós-graduação em Letras da PUC-Minas, e Fernanda Murad Machado, da Universidade de São Paulo (USP), abriu o evento, às 10h30. Em seguida, às 17h, Fernanda Murad Machado comentou o documentário Aimé Césaire, une voix pour l’histoire (1994), sobre o poeta e político crítico do colonialismo.

No dia 12, às 17h, David Marinho de Lima Júnior, mestre em cinema africano, comentou o filme Xala (1975). Dirigido por Ousmane Sembene, o longa-metragem explora os arranjos políticos do momento em que o Senegal conquista a independência da França.

Na sexta-feira, foram exibidos dois documentários: Concerning Violence (2004), às 10h, e Lumières Noires (2006), às 17h. O primeiro longa-metragem foi comentado por Gustavo Durão, pesquisador do Instituto de Estudos Africanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Raissa Brescia dos Reis, pesquisadora do Movimento da Negritude pela UFMG. O enredo trata da violência dos colonizadores e dos movimentos pela independência de países africanos nas décadas de 1960 e 1970.

Lumières Noires analisou as circunstâncias e a importância do Congresso de Artistas Negros da Sorbonne, em 1956. A sessão foi comentada por Patricia Teixeira Santos, pesquisadora em história africana pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Luiz Duarte Haele Arnaut, professor do Departamento de História da UFMG.