Organizado pela Embaixada da França no Brasil, o FrancEcolab Brasil é um programa que visa sensibilizar os jovens sobre a importância do meio ambiente, inserindo a educação ambiental em língua francesa nas escolas brasileiras.

O trabalho submetido ao concurso FrancEcolab 2022 foi desenvolvido dentro do projeto de extensão “Sensibilização à língua francesa e às culturas francófonas nas escolas de ensino básico“, coordenado pela professora Daniela Akie Hirakawa. Seu objetivo é fomentar projetos interdisciplinares envolvendo a diversidade de línguas e demais disciplinas escolares como matemática, biologia, história, etc., nas escolas, sensibilizando a sociedade mineira para a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras desde os primeiros anos do ensino básico.

O projeto foi implantado no Centro Pedagógico em colaboração com a professora Eliane Ferreira Campos Vieira, do Núcleo de Geografia, por meio do Grupo de Trabalho Diferenciado (GDT) “Francês pelo mundo afora”, oferecido aos alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. O GDT foi idealizado e ministrado pelas estudantes de  Letras-Licenciatura Português/Francês Kauani Rachid Gomes Pires e Clara de Assis Pereira, do 9º e 8º período, respectivamente, com acompanhamento e coordenação da professora de geografia.

O processo de construção do livro começou com a orientação dos alunos do 5º ano sobre como construir uma história e seus personagens, considerando as questões de biodiversidade, que também foram abordadas. A primeira parte da narrativa “A Fuga da Onça Clara” foi realizada com técnicas de colagem manual de materiais recicláveis como folhas de árvores, papel e revistas. Em um segundo momento, o processo foi digitalizado pela plataforma Canva.

Os estudantes que ganharam a Menção Honrosa no concurso FrancEcolab 2022 estão entre as turmas do 5º ano “A” e “B” do Centro Pedagógico da UFMG.

Augusto Rodrigues Senra, Calebe Castor Silva, Davi Marques Pereira, Emilia de Freitas Gervasio, Ester Gabrielle Ferreira Mathias, Julia Maria Alves Coelho Freire, Kemily Lorena Viana da Silva e Melissa Panhota de Castro são os integrantes do grupo “Os pequenos preservadores de espécies do Brasil”, responsável pelo trabalho premiado.

Foram mais de 80 trabalhos enviados por 36 instituições de ensino do Brasil e o Centro Pedagógico da UFMG foi a única escola mineira a ficar entre os finalistas do concurso.

Confira o trabalho “A fuga da onça Clara” na íntegra.