Grupo de estudantes internacionais da UFMG/ Foto cedida pela Profa. Yara Miranda

No dia 16 de março, a equipe responsável pelas atividades de integração para os estudantes internacionais da UFMG, composta por Elaine Parreiras, coordenadora do Setor de Acolhimento da DRI, Patricia Freire, estudante de Turismo na UFMG e bolsista do Programa Bem-Vindo e Michelle Gontijo, estudante de Letras na UFMG e bolsista do Programa Bem-Vindo, realizaram a primeira atividade de integração dedicada aos estudantes internacionais do primeiro semestre da UFMG.

A equipe também contou com o apoio da profa. Yara Miranda, do curso de Português como Língua Adicional, oferecido aos estudantes internacionais pela UFMG.

A atividade escolhida foi a visita guiada à Cidade Administrativa de Minas Gerais – CAMG. O grupo foi recebido pela Intendência da Cidade Administrativa que apresentou a história da construção da CAMG, a estrutura física e relatou sobre o funcionamento de cada prédio.

A CAMG também foi apresentada em números. A estrutura possui 6 prédios construídos: o Palácio Tiradentes, os edifícios: Minas e o edifício Gerais, o centro de convivência, o Auditório Juscelino Kubitschek e instalações de apoio, além de 56 secretarias e aproximadamente 15 mil estações de trabalho padronizadas, entre outras.

Foto: Elaine Parreiras

A Intendência da Cidade Administrativa informou ainda aos estudantes intercambistas que o projeto é do arquiteto mineiro Oscar Niemeyer, cujo objetivo foi valorizar ao máximo as áreas livres e verdes. Os estudantes ficaram mais admirados com a grandiosidade do  Palácio Tiradentes por possuir a arquitetura suspensa, e obter o título de maior prédio suspenso do mundo, medindo 147 metros de comprimento por 26 metros de largura.

Foto: Elaine Parreiras

Os visitantes puderam entrar no Auditório Juscelino Kubitschek, no edifício Gerais, no Centro de Convivências e percorrer todas as áreas livres e verdes da Cidade Administrativa.

Foto: Elaine Parreiras

No final da atividade a equipe organizadora sorteou um livro doado pela Editora UFMG e uma bolsa da UFMG/DRI.

Foto: Elaine Parreiras
Gala Macarena Salvarey – Estudante Internacional da Argentina.

Hugo Demattos Nogueira – Padrinho do Programa de Apadrinhamento 2016.1