Omar de Faria e Margaret Magdesian.

No dia 17 de fevereiro a Professora Margaret Magdesian esteve na UFMG para proferir palestra sobre o tema Desenvolvimento e Aplicações de Novas Micro e Nanotecnologias em Ciências Biomédicas, relatando os estudos e pesquisas nesta área e a preocupação em desenvolver soluções que preservem o meio ambiente. Entre os experimentos, foram apresentados alguns dispositivos para a investigação e o desenvolvimento de células.

A Professora é responsável pela McGill ANANDA – Advanced Nano Design Applications, entidade que é resultado de uma colaboração interdisciplinar entre biólogos, físicos e engenheiros do Instituto Neurológico de Montreal e a McGill Nanotools Microfab, que tem como objetivo melhorar os resultados de laboratório aplicando micro e nanotecnologia para replicar células in vitro.

No segundo momento da programação, Omar de Faria, do Programa de Pós-graduação em Neurociências IPN da Universidade McGill, proferiu palestra com o tema Pós-graduação no Canadá: um estudante brasileiro no programa de neurociências da McGill.

O doutorando, que estuda as causas da esclerose múltipla, contou sobre a sua experiência e enumerou os motivos que fazem da Universidade McGill uma universidade que atende com excelência às expectativas acadêmicas de seus alunos por oferecer infraestrutura de qualidade, um ambiente multicultural e o reconhecimento de estudos com nove premiações do Prêmio Nobel, além de ser a primeira no ranking do Canadá entre as universidades de doutorado em Medicina e a vigésima primeira no mundo pelo QS World University Rankings 2013.

Mais informações podem ser obtidas no site da Instituição http://www.mcgill.ca/ananda/.