Palestra on-line sobre oportunidades de estudo na Alemanha é realizada por representante do DAAD

No dia 10 de junho, Charlotte Steinke, professora leitora e representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) na UFMG, participou do Café Intercultural com apresentação on-line intitulada “Estudar e pesquisar na Alemanha”.

Organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio de Artur Macedo e Victor Dourado, bolsistas do setor, o Café Intercultural é uma das frentes do programa de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”.

Para introdução, Charlotte apresentou a rede do Brasil e do exterior do DAAD ao público, composto, em sua maior parte, por estudantes brasileiros e internacionais da comunidade universitária da UFMG.

Em seguida, foram discutidas as vantagens em realizar uma mobilidade acadêmica na Alemanha, citando como atrativos a localização geográfica do país e a excelente infraestrutura de pesquisa e estudo nas universidades.

Durante a palestra, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de ensino superior alemão e ter informações sobre o processo de ingresso nas instituições alemãs, bem como detalhes sobre custo de vida, nível de proficiência linguística exigido, documentação para candidaturas e oferta de bolsas de estudos.

Além disso, foram divulgados programas de mobilidade para áreas específicas de estudo em todos os níveis acadêmicos: graduação, mestrado e doutorado.

Ao final da programação, Charlotte Steinke (DAAD) e Marcos Araújo (Setor de Proficiência Linguística da DRI) responderam as dúvidas dos participantes.

Os slides utilizados na apresentação podem ser encontrados aqui.