Da esquerda para direita: Violaine Dupic, Christine Masson, Loïc LE GAT, Brice Roquefeuil, Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro.

Representantes de instituições francesas se apresentaram na UFMG no dia 12 de novembro, para que os alunos conhecessem as oportunidades de intercâmbio no país. Estiveram presentes Brice Roquefeuil, Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Émeline Marchesse, da Universidade de Lille 1, Loïc Le Gat, Encarregado de Cooperação Científica e Universitária do Campus France em São Paulo, Violaine Dupic, Diretora da Aliança Francesa em Belo Horizonte, e Christine Masson, Adida de Cooperação e Ação cultural da Embaixada Francesa em Minas Gerais.

Na ocasião, Loïc Le Gat explicou a estrutura curricular francesa para os cursos oferecidos nas universidades públicas, o regime de seguridade social, as oportunidades de bolsas que podem ser encontrados no Catálogo Campus Bourses do site Campus France, entre elas o Programa Ciência sem Fronteiras. Foram discutidas também as questões referente ao custo dos estudos e de vida, e os auxílios e descontos especiais concedidos pelo governo para facilitar a vida do estudante.

Violaine Dupic salientou as ofertas de cursos extensivos e intensivos para todos os níveis de aprendizado da língua francesa, e os testes e exames oficiais que podem ser encontrados na Instituição como o DELF, DALF, TCF, TCF Québec, TEF e CAPES. Émeline Marchesse destacou a forte presença dos alunos mineiros na Universidade, fruto dos acordos de mobilidade com o governo mineiro e do grande interesse dos alunos pela Universidade. Ao final da palestra os alunos puderam tirar dúvidas específicas com os representantes. Mais informações podem ser encontradas no site da Aliança Francesa BH e Campus France.