No dia 11 de novembro, Sebastián Bruque, Vice–Presidente do Departamento de Programas Internacionais e Mobilidade da Universidade de Jaén, apresentou a Universidade para os alunos da graduação.

A Universidade, que está inscrita no Programa Ciência sem Fronteiras, tem seu principal campus localizado em Jaén, na Espanha, e comunica-se com cidades importantes como Granada e Sevilla, tendo um total de 1.100 professores e 18.000 estudantes. A infraestrutura é bem planejada, com laboratórios equipados e organizados por área de estudo,  grande centro poliesportivo e alojamento universitário dentro e fora do campus.

Os alunos que assistiram à palestra puderam se informar sobre o sistema de ensino, com presença em sala de aula, desenvolvimento de trabalho pessoal, exames, seminários, laboratórios ou saídas de campo para complementar o ensino na sala de aula, quando necessário.

Para o aprimoramento linguístico em nível acadêmico, são oferecidos cursos intensivo e extensivo em Espanhol e mais de 240 cursos ofertados em Inglês ou com ajuda na língua inglesa. Questões culturais referentes à cidade também foram abordadas, como o patrimônio cultural riquíssimo, com a Catedral de Jaén e outros pontos turísticos importantes na História, e uma grande concentração de parques naturais. Embora as língua portuguesa e espanhola possam ser consideradas semelhantes, o aluno interessado em estudar na Universidade deve se preparar para o teste de proficiência em Espanhol que é exigido no ingresso. Mais informações podem ser encontradas no site http://www10.ujaen.es/.