Da esquerda pra direita: Igor Abrikosov e Svetlana Barannikova, pesquisadores do LACOMAS Laboratory, da Universidade de Tomsk, Professor Marcos Pinotti, da Escola de Engenharia, Professor Fabio Alves, Diretor da Diretoria de Relações Internacionais, Veronika Haag e Tiago Duarte, responsáveis pelos Setores de Redes e Missões da DRI.

Entre os dias 23 de junho e 07 de julho, a UFMG recebeu a visita de dois pesquisadores da Universidade de Tomsk, na Rússia, por ocasião da primeira missão técnica do Programa Russo-Brasileiro de Intercâmbio em Educação Superior.

Os visitantes foram os professores Igor Abrikosov e Svetlana Barannikova, pesquisadores do LACOMAS Laboratory, da Universidade de Tomsk.

O LACOMAS, Laboratório Interdisciplinar de Modelagem Computacional e Análise da Matéria Condensada, foi inaugurado em 2014, com o objetivo principal de aprofundar no entendimento das propriedades dos materiais e passar essa experiência para a ciência dos materiais aplicados, para disciplinas científicas adjacentes e para a indústria.

A Universidade de Tomsk (Tomsk State University – TSU), localizada na Sibéria, é a mais antiga da Rússia asiática, fundada em 1878, tendo permanecido por um longo tempo como a única instituição de ensino superior no vasto território entre os Urais e o Pacífico. Trata-se de uma universidade moderna e dinâmica, estando entre as 15 melhores do país, integrantes do Projeto 5top100 do governo russo, que tem como objetivo colocar estas universidades entre as 100 primeiras nos rankings universitários do mundo nos próximos 5 anos.

A programação da visita, organizada pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, juntamente com o Prof. Marcos Pinotti, da Escola de Engenharia, incluiu palestras dos visitantes para alunos das áreas de Engenharia e Física, visita a laboratórios, reuniões com pesquisadores e representantes institucionais, além de reuniões e visitas ao CETEC-MG (Embraer e CSEM Brasil) e à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (SECTES-MG) – consulte o programa final da visita neste link.