O jovem autor e poeta alemão Nils Straatmann ministrou oficinas de poesia e de tradução na FALE (UFMG), nos dias 31/08 e 03/09. Estudantes tiveram a chance de entender mais sobre o processo criativo do texto poético e de esboçar versos junto com o autor. Junto a Nils, os participantes traduziram textos em alemão (do livro “Wo die Kartoffeln auf Bäumen wachsen”) e do blog dele. Parte dos trabalhos foi apresentada por Nils e estudantes, em leitura bilíngue, no Café com letras, evento realizado na última sexta-feira, 04 de setembro de 2015.

A Casa Stefan Zweig, o Goethe-Institut do Rio e de São Paulo, bem como o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), em Belém e Belo Horizonte, convidaram o escritor e poeta que, durante sua estada de dois meses no país, se dedicará à disseminação da herança intelectual de Stefan Zweig, dos temas da intolerância, da igualdade de direitos e da multiplicidade religiosa e cultural.

Paralelamente às oficinas em escolas, universidades e periferias, bem como às leituras em saraus e apresentações, Straatman relatará suas experiências em um blog, que pode ser acessado aqui.

Sobre o poeta alemão: Nils Straatmann nasceu em Hamburgo em 1989, estudou em Leipzig e escreve artigos para jornais e revistas como taz, Gala Men e Süddeutsche Zeitung. Desde 2008 se apresenta como Bleu Broode nos palcos alemães de Slam poetry, onde se tornou campeão da equipe desde 2013.