Política brasileira é tema do Café Intercultural on-line

No dia 26 de maio, Victor Dourado, estudante de graduação do curso de Relações Econômicas Internacionais da UFMG e bolsista do Setor de Acolhimento da Diretoria (DRI) de Relações Internacionais da UFMG, participou do Café Intercultural com a apresentação on-line intitulada “Entendendo como funciona a política no Brasil”.

Na ocasião, os estudantes internacionais e demais participantes foram apresentados a alguns aspectos básicos da organização política no país. Para a introdução, Victor fez um breve resumo da história do Brasil, explicando para os alunos as diferenças entre União, Estados e Municípios e quais as funções desses entes, além de pontuar os representantes de cada um.

Foram usados como exemplo o estado de Minas Gerais e a cidade de Belo Horizonte, para ensinar aos estudantes alguns dos órgãos que compõem a administração desta região.

Os participantes conheceram também a divisão dos poderes no Brasil e o sistema presidencialista. Em seguida, os estudantes entenderam como funcionam as eleições no Brasil e conheceram os principais partidos políticos representados no Congresso.

Ao final da apresentação alguns estudantes estrangeiros, que se mostraram surpresos com a obrigatoriedade do voto, fizeram algumas perguntas. Curiosos com o fato da eleição de deputados e vereadores ser feita por meio do sistema proporcional, eles também discutiram sobre o sistema político brasileiro.

Organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio de Artur Macedo e Victor Dourado, bolsistas do setor, o Café Intercultural é uma das frentes do programa de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”.

Contato: acolhimento@dri.ufmg.br