O primeiro dia do I Encontro de Estudos Indianos aconteceu na tarde do dia 14 de outubro, e contou com sete apresentações de professores da UFMG e de outras instituições. O evento foi aberto pelos membros do Comitê do Centro de Estudos Indianos, juntamente com o Diretor da Diretoria de Relações Internacionais, o Professor Eduardo Viana Vargas. Além de apresentar os seus trabalhos, o objetivo dos palestrantes foi também o de estreitar laços com o CEI, fortalecendo tanto as suas pesquisas como a existência do Centro.

A primeira apresentação foi feita por Marcos Vinicius Bortolu, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, que desenvolveu um trabalho visando ao desenvolvimento criativo dos seus alunos, baseado em preceitos da cultura hindu. Depois foi a vez de Lenora Guimarães, psicóloga da Casa Sri Aurobindo, apresentar o trabalho feito pela organização e alguns ensinamentos de Sri Auborindo, entre os quais o de que “A vida é Yoga”.

A apresentação de Lenora foi sucedida pelo Professor Leonardo Vieira, do Departamento de Filosofia da UFMG, que dissertou sobre a importância da existência do diálogo entre ocidente e oriente, especialmente na dialética entre racionalidade e espiritualidade. O professor, que é membro do Comitê do CEI, falou também sobre o trabalho de tradução dos Versos fundamentais sobre o caminho do meio de Nagarjuna, que está desenvolvendo junto ao Professor italiano Giuseppe Ferraro, o quarto palestrante do dia. Ferraro falou um pouco sobre a sua trajetória de estudos ligados à cultura indiana.

Em seguida, tomou a palavra o Professor Fernando Mercarelli, da Escola de Belas Artes da UFMG, com comparações entre elementos das artes cênicas do Brasil e da Índia, observadas pelo mesmo durante o trabalho de campo que desenvolveu em Escolas de Arte Indianas. O sexto trabalho foi apresentado por Marco Antonio de Lara, sobre o conceito de morte a partir do ponto de vista dos cânones védicos como Bhagavad-gita, que considera a morte como um ápice teleológico para a Iluminação do Ser.

O dia foi encerrado com a apresentação artística organizada por Ricardo Gomes e Priscilla Duarte, e alunas do Núcleo de Pesquisa sobre a Arte do Ator entre Oriente e Ocidente da Universidade Federal de Ouro Preto. Para assistir a um trecho da dança da mangalacharan, uma oração hindu cantada e interpretada durante o evento, clique aqui.