Na foto o professor Bruno Santa Cecília

Bruno Santa Cecília, professor vinculado ao departamento de projetos, da Escola de Arquitetura da UFMG, participou do programa Escala Docente que tem o objetivo de promover a mobilidade de docentes das universidades latino-americanas do Grupo Montevidéu (AUGM).

O programa é gerenciado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, visando o desenvolvimento de atividades no âmbito de funções universitárias de ensino, pesquisa, extensão ou gestão universitária.

Com o auxílio do programa que prevê financiamento dos custos da passagem pela UFMG, além de alojamento e alimentação concedidos pela universidade de destino, o docente Bruno teve a oportunidade de contribuir durante dez dias em 2018 na  Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, para as atividades da Cátedra Rois, que envolve disciplinas do primeiro ano do curso de Arquitetura.

Na ocasião, ele se familiarizou com as práticas docentes do grupo, interagindo com a equipe de oito professores e quase quatrocentos estudantes, participando de preleções, orientações de projeto e seminários avaliativos.

Essa Cátedra Rois tem como foco o ensino da arquitetura nas Américas, sendo coordenada pelo professor Juan Rois, da Universidade Nacional de Rosário, que esteve na UFMG em 2017, período em que conheceu o professor Bruno devido à sua participação em workshop com os alunos dos cursos diurno e noturno de Arquitetura e Urbanismo.

Como o workshop foi realizado em parceria com o grupo de pesquisa Ateliê Américas, do qual o professor Bruno faz parte, os dois estreitaram laços que culminou no interesse do professor Bruno pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito da Cátedra Rois.

Desta forma, segundo Bruno Santa Cecília, conclui-se que o Programa Escala Docente possibilitou o contato mais próximo e intenso com outros professores e suas práticas docentes, abrindo novas perspectivas para o ensino e o estreitamento de laços de cooperação entre a UFMG e outras importantes universidades sulamericanas.

Os docentes que têm interesse de participar do programa Escala Docente devem ficar atentos ao site da DRI, onde é divulgado o edital anualmente. Mais informações dos editais anteriores podem ser consultadas aqui.