Texto e imagem produzidos pela PBH: http://bit.ly/2jHpHaG

Estão abertas as inscrições para o Programa Municipal de Voluntariado Internacional (PMVI) para o primeiro semestre de 2017. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais, proporciona aos estrangeiros a oportunidade de conhecer e se envolver diretamente com as políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, através de prestação de serviços voluntários em órgãos públicos municipais. O principal objetivo é proporcionar o intercâmbio de experiências e contribuir de maneira efetiva para o processo de internacionalização do município.

O edital com o regulamento do programa foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 14 de Janeiro e pode ser acessado pelo link. São oferecidas 60 vagas. As atividades podem ser de natureza assistencial, científica, cívica, cultural, educacional, recreativa, esportiva ou tecnológica. A carga horária do serviço voluntário é de 16 a 20 horas semanais e o prazo de duração, de 90 a 180 dias. Após o período, o participante recebe um certificado, mediante a entrega de um artigo sobre o tema trabalhado durante o intercâmbio, a fim de estimular a troca de experiências e de práticas públicas.

Podem se candidatar estrangeiros nas seguintes categorias: estudantes, pesquisadores e professores universitários, além de profissionais, técnicos e servidores públicos de entes estatais, órgãos e instituições parceiras do Município de Belo Horizonte. Todos devem comprovar a situação regular de ingresso, visto e permanência no país, conforme os acordos de cooperação existentes entre a nação de origem do candidato e o Brasil. Os alunos intercambistas, regularmente matriculados em universidades locais, têm até o dia 10 de março de 2017 para se inscrever no programa. Para as demais categorias constantes do edital, a candidatura poderá ser feita a qualquer momento. A inscrição deve ser feita pelo e-mail voluntariointernacional@pbh.gov.br, com preenchimento da ficha de inscrição disponível no link e posterior envio de cópias dos documentos solicitados no edital.

A seleção será feita com base nos critérios de adequação da área de estudos e da experiência do voluntário à demanda ofertada pelos órgãos e entidades públicas municipais. O serviço voluntário não será remunerado e não gerará vínculo empregatício, obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afins.

Folder

Apresentação do Programa