Luciana Fiuza, do setor de Gestão Operacional e de Informação da DRI.

No período de 30 de setembro a 17 de outubro, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) realizou visitas às unidades acadêmicas da UFMG para apresentar os programas de mobilidade internacional promovidos na Universidade e a recém-criada Formação Transversal em Estudos Internacionais à comunidade acadêmica.

As apresentações, conduzidas pela servidora Luciana Fiuza, tiveram o propósito de exibir aos estudantes as possibilidades de internacionalização na UFMG. Seja por meio da realização de período de estudos em instituições no exterior, seja no próprio país, são oferecidas diversas maneiras de aprender sobre outras culturas e países, como por exemplo na integralização de matérias de formação transversal ministradas em idiomas além do português e pelo apadrinhamento e convivência com um estudante internacional em mobilidade no Brasil.

Os estudantes interessados em realizar intercâmbio foram instruídos a partir das informações do novo processo seletivo de mobilidade acadêmica na UFMG, o Edital Unificado. Essa iniciativa da DRI, que teve início neste ano, busca agilizar os processos de alocação para as vagas em universidades estrangeiras. Temas importantes para os futuros candidatos às vagas em universidades internacionais, como aspectos sobre elegibilidade, classificação e submissão de documentos, estiveram presentes em todas as visitas.

Outra novidade na UFMG abordada nos encontros foi a Formação Transversal em Estudos Internacionais, iniciada este semestre e composta por disciplinas optativas no nível de graduação ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola, que proporciona uma ambiência verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos e valorativos.

Aqueles que não compareceram às visitas, podem conferir os slides utilizados nas apresentações