O Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec) é um programa de intercâmbio desenvolvido no âmbito da cooperação entre o Brasil e a França e que se organiza por meio de parcerias universitárias nas diferentes áreas da engenharia.
O Programa Brasil França Agricultura (Brafagri) promove o intercâmbio de estudantes em todas as especialidades das ciências e engenharias agronômicas e agroalimentares e da veterinária. Estudantes brasileiros podem cursar até um ano de sua graduação na França e estudantes franceses podem estudar no Brasil pelo mesmo período.
Seus objetivos são promover o intercâmbio de estudantes de graduação e de professores de engenharia e estimular iniciativas de alinhamento de programas e conteúdos de ensino, facilitando o reconhecimento recíproco de créditos obtidos junto às instituições conveniadas, assim como a dupla-titulação dos estudantes franceses e brasileiros participantes do programa. Do lado brasileiro, o financiamento das bolsas de estudos é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O processo de seleção e candidatura para o programa na UFMG é gerido pela Escola de Engenharia.