No dia 02 de junho a psicóloga clínica Fernanda Pompermayer participou da terceira temporada do Café Intercultural virtual para um bate-papo intitulado “Conhecendo e regulando as emoções na quarentena”.

A programação faz parte do Café Intercultural organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio de Artur Macedo e Victor Dourado, bolsistas do setor, no âmbito do projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”.

Na ocasião, Pompermayer abordou o cenário atual de pandemia revelando que estudos recentes apontaram o crescimento do sentimento de medo, ansiedade, tristeza, tédio, frustração, dentre outras emoções negativas.

Em seguida o público, composto em sua maioria por estudantes brasileiros e internacionais da UFMG, pôde conhecer a função das emoções mais comuns. “O medo é uma função básica, cuja principal função é a preservação da vida, já a ansiedade é secundária e tem o papel de nos deixar alerta, melhorar nosso desempenho”, explicou Fernanda, que concluiu essa parte dizendo que essas emoções são naturais e necessárias, mas podem trazer problema quando a intensidade e frequência estão aumentadas.

Após a compreensão sobre a função das emoções foram ensinados passos para a regulação das mesmas, como a aceitação do que está acontecendo e também foi destacado como estratégias que incluem respiração, relaxamento, exercícios físicos, autocompaixão e autocuidado ajudam nesse sentido. Além disso foram dadas algumas dicas para planejar a rotina para que a semana fique mais equilibrada.

Foi uma ótima oportunidade para que a comunidade da UFMG tivesse orientações de uma profissional da área para o enfrentamento do momento atual e o alcance de uma vida mais saudável. Ao final todos que estavam conectados puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas.