No dia 20 de setembro, a DRI recebeu a Diretora de Admissões Internacionais, Deanna Shine, da Ohio Northern University. A representante se encontrou com o Diretor Adjunto da DRI, Professor Nilo de Oliveira, e a Assessora de Relações Internacionais para a área de Intercâmbios Internacionais, Professora Denise Carmona. A conversa foi sobre a possibilidade de novos acordos e colaborações.

A Ohio Northern University é uma universidade metodista privada do centro-oeste americano, que conta com aproximadamente 4.000 alunos. Fundada em 1871, a instituição tem atualmente sete alunos brasileiros realizando intercâmbio pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, sendo que dois deles são da UFMG.

Marília Teixeira, matriculada na UFMG em Engenharia Civil, é uma das intercâmbistas na Ohio Northern University. Ela está na instituição americana desde o começo de agosto deste ano para dois semestres fora do Brasil. Segundo ela, “a universidade é bacana! Tem um tamanho adequado, bastante área verde e é bem equipada”. Ela considera que a oportunidade trará um grande diferencial em seu currículo, além da fluência em outro idioma. Para ela, a principal diferença das aulas do curso da universidade americana comparada à UFMG é quanto aos homeworks (dever de casa), “eles passam homework avaliados praticamente todas as aulas, sendo que fazem parte da sua nota final”.

Marília mora na Vila Ada, que fica dentro do campus. Foto cedida do arquivo pessoal de Marília Teixeira.

A Universidade americana se destaca pelas faculdades de Engenharia e Farmácia,  contando também com departamentos de Artes, Administração de Empresas e Direito. A Ohio Northern University ainda não possui acordo de intercâmbio com a UFMG, mas ambas as instituições demonstraram interesse por uma futura colaboração.