Vinicius Barreto, representante do grupo Australian Technology Network (ATN)

No dia 25 de agosto, Vinicius Barreto, representante do grupo Australian Technology Network (ATN), proferiu palestra sobre as oportunidades de estudos oferecidas pelas universidades conveniadas ao ATN, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.

A palestra teve início com a apresentação das universidades australianas participantes do consórcio: Curtin University, University of South Australia, Queensland University of Technology, University of Technology Sydney e RMIT University.

Na ocasião, foram repassadas informações gerais sobre a localização das instituições australianas no país, suas características predominantes e a colocação das universidades no ranking mundial.

A palestra também propôs-se a discutir o processo seletivo do programa Ciência sem Fronteiras, destacando pontos importantes sobre os critérios de elegibilidade, as áreas contempladas e os exames de proficiência exigidos para a realização da mobilidade nas universidades australianas.

Além disso, o Senhor Vinicius explicou como ocorre a avaliação e homologação nas universidades brasileiras, a seleção pelos órgãos de fomento (Cnpq e Capes) e por fim a alocação nas universidades estrangeiras, entre outras questões referentes ao programa.

Ao final da palestra, os estudantes puderam fazer perguntas ao representante da ATN. Mais informações sobre o grupo e o programa poderão ser encontradas no site do projeto http://cienciasemfronteirasatn.com.br/.

Dúvidas gerais sobre o projeto podem ser direcionadas ao e-mail cienciasemfronteiras@australiancentre.com.br.