Da esquerda para a direita: Professor Nilo de Oliveira Nascimento (Escola de Engenharia/UFMG), Reitor Jim Macdonald (University of Strathclyde), Diretora Adjunta Míriam Jorge ( DRI/UFMG) e o Professor Andrew Goudie (University of Strathclyde).

Nos dias 09 e 10 de abril de 2014, a UFMG recebeu a delegação da University of Strathclyde, chefiada por seu Reitor, o Professor Jim McDonald.  Durante a reunião com a Professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta da DRI e o Professor Jaime Ramírez, Reitor da UFMG, foi negociado a minuta do convênio de intercâmbio que está em fase final de tramitação. Foram discutidas também, as possibilidades de cooperação na área de engenharia, e existe a intenção de ampliar as possibilidades nas áreas das ciências humanas. Há também um interesse em trabalhar com os centros tecnologia, discutido com o Diretor da Coordenadoria Transferência e Inovação Tecnológica, o Professor Gilberto Medereiros.

Após a reunião realizada no dia 10 de abril, o Professor Jim McDonald proferiu a palestra Universities working in close partnership with industry aberta para toda a unidade acadêmica da UFMG na Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

Durante a palestra, o Reitor da University of Strathclyde apontou os trabalhos realizados em parceria entre grandes empresas e a sua universidade. Essa colaboração foi estabelecida em 1976, e recentemente, a University of Strathclyde recebeu inúmeras premiações.

Para ele, essa nova percepção de trabalho em equipe, que concilia o mundo acadêmico e o mundo mercadológico, propicia uma maior possibilidade de inovação tecnológica.

O encontro foi encerrado com um almoço oferecido pela DRI.