Da direita para a esquerda: Michelle Gontijo, bolsista graduanda em Letras do Setor de Acolhimento da DRI e Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI

Iniciando os preparativos da Diretoria de Relações Internacionais para a chegada dos estudantes intercambistas de 2016/2, o Setor de Acolhimento e o Programa Bem-Vindo realizaram nos dias 21 e 27 de junho uma reunião com os inscritos na Chamada do Programa de Apadrinhamento.

Por meio do Programa, o padrinho ou madrinha acompanha o intercambista estrangeiro ao longo de seu período na UFMG, auxiliando-o  com questões burocráticas nas unidades acadêmicas da Universidade, sugestões de   programação para finais de semana e feriados, entre outros.

A professora do curso de Turismo e coordenadora do Programa Bem-Vindo, Márcia Maria Lousada, iniciou a reunião com um breve discurso acerca de suas experiências com intercambistas e ressaltou a importância do suporte  dos padrinhos, que atuam como facilitadores no processo de adaptação, uma vez que os estudantes são de países com culturas e costumes distintos.

Em seguida, Michelle Gontijo, estudante de Letras e bolsista do Setor de Acolhimento da DRI, repassou orientações sobre as funções do padrinho relacionadas ao auxílio em questões burocráticas, logísticas e acadêmicas. Além disso, a equipe abordou a oportunidade de troca de experiências culturais entre ambos.

Ao final da reunião, os padrinhos e madrinhas puderam tirar dúvidas com a equipe do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo antes da chegada dos intercambistas.  O encontro entre ambos acontecerá no mês de julho durante a Semana de Orientação do Estudante do Internacional.