A Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG correu entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2016 abordou diversas atividades culturais além de palestras e um workshop.

A Comissão Organizadora foi composta por Elaine Parreiras, coordenadora do Setor de Acolhimento, professora Márcia Maria Lousada, coordenadora do Programa Bem-Vindo, Júnia Viana, estudante de Letras e bolsista, Patricia Freire, estudante de Turismo e bolsista, Michelle Gontijo, estudante de Letras e bolsista, Rafaella Almeida, bolsista e professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta de Relações Internacionais. o

O objetivo principal foi a recepção dos estudantes internacionais que ingressaram na UFMG no primeiro semestre de 2016.

Com a finalidade de orientar os estudantes internacionais em relação à cultura acadêmica da UFMG e a dimensão intercultural e social da vivência em outro país, a programação incluiu palestras sobre a UFMG, sobre Belo Horizonte e juventude, a construção de redes sociais em um país estrangeiro e a questão do choque cultural além de outros tópicos relevantes para a acolhida dos estudantes.  A programação contou também como passeios como o City Tour em Belo Horizonte com paradas na Praça do Papa e no Mirante do Mangabeiras e também o Campus Tour, com uma caminhada na orla da Lagoa da Pampulha.

No primeiro dia, 23 de fevereiro, na parte da manhã houve a Cerimônia de Abertura, o Credenciamento e a palestra com o tema UFMG – seu Lugar: cultura, ensino, pesquisa e extensão na UFMG proferida pela professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta de Relações Internacionais. Em seguida, um coffee break foi realizado seguido da palestra – Múltiplos olhares sobre Belo Horizonte apresentada pela professora Márcia Maria Lousada, Coordenadora do Programa Bem-Vindo e que contou com a participação dos Integrantes do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes UFMG.

No período da tarde, das 14h às 15h30 ocorreu uma apresentação sobre Orientações sobre registro acadêmico, documentos e matrícula pela professora Márcia Maria Lousada e da servidora Pollyana Gomes. Das 15h30 às 16h30 houve a palestra: Aprendendo Português como Língua Adicional na UFMG pela professora Yara Miranda e por fim a professora Delba Teixeira Rodrigues Barros, Coordenadora do Programa de Orientação Profissional,  proferiu a palestra Como vivenciar o choque cultural durante o intercâmbio.

No dia seguinte, 24 de fevereiro, os alunos se encontraram às 08h no Hall da Reitoria, para uma visita guiada, o City Tour em Belo Horizonte com paradas na Praça do Papa e no Mirante das Mangabeiras onde os estudantes tiraram fotos e observaram a cidade de Belo Horizonte a partir de um novo ângulo.

Na parte da tarde, às 14h a professora Denise Pedron, Diretora Adjunta de Ação Cultural, fez a palestra Para Além da Sala de Aula, em seguida, a palestra Fazendo História em Belo Horizonte: integrando-se às comunidades locais por Stephania Aleixo de Paula e Silva. Houve também um workshop com o tema Iniciando sua Rede Social no Brasil apresentado pela estudante de psicologia, Amanda Avelin Ribeiro. Em seguida, os estudantes foram apresentados aos seus padrinhos e madrinhas e em seguida com o auxílio da professora Márcia Lousada participaram de outro workshop.

Por fim, os estudantes internacionais assistiram a uma apresentação musical feita pelos estudantes Gabryel Augusto Teófilo Batista Real, do curso de História da UFMG e Theresa Larkor Larkai estudante internacional PEC-G de Turismo e fizeram um  lanche preparado pelos padrinhos e madrinhas.

No último dia, 25 de fevereiro, na parte da manhã os estudantes fizeram um City Tour, visitando a Lagoa da Pampulha e o Centro Esportivo Universitário (CEU).

À tarde, os estudantes internacionais fizeram o teste de nivelamento de Língua Portuguesa no prédio da Faculdade de Letras.

Confira todas as fotos no álbum do facebook da página da DRI clicando aqui