Aconteceu na UFMG, entre os dias 25 e 27 de julho, a Semana de Orientação do Estudante Internacional, promovida pela Diretoria de Relações Internacionais – DRI. Os novos integrantes internacionais da comunidade acadêmica se reuniram para receber informações e, também, para a troca de fraternidades antes de dar início às atividades acadêmicas do segundo semestre de 2017.

Durante a Semana de Orientação aconteceram atividades para instruir os estudantes quanto à documentação e serviços úteis e outras questões acadêmicas, por exemplo, como se matricular no curso de Português como Língua Adicional (PLA).

No primeiro dia, a Professora Deise Dutra, Diretora Adjunta de Relações Internacionais da UFMG, ministrou a palestra de recepção institucional, intitulada “Seja bem-vindo à UFMG”, apresentando as oportunidades relativas ao ensino, pesquisa e extensão na Universidade

No segundo dia, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais apresentaram o Programas de Voluntariado Internacional para estudantes ou pesquisadores internacionais interessados em realizar trabalho voluntário nas repartições da PBH.

O Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão da UFMG: Conexões de Saberes, representado pelo mestre em Psicologia Ricardo Dias de Castro, também deu a sua contribuição, apresentando a palestra “Entre epistemologias feministas, enegrecidas e uma ciência transformadora”. Além disso, foram apresentadas, as atividades desenvolvidas pelo Núcleo.

Na tarde do segundo dia de programação Semana, os estudantes e pesquisadores internacionais tiveram a oportunidade conhecerem seus “Padrinhos e Madrinhas”, que irão acompanhar e auxiliar os estrangeiros durante sua estadia no Brasil. Juntos, participaram de uma aula de danças brasileiras.

No terceiro dia, foram realizados três passeios turísticos, em parceria com o Programa Benvindo, coordenado pela Professora Márcia Lousada. Os estudantes puderam conhecer um pouco da universidade e uma parte do complexo da Lagoa da Pampulha.
O estudante Colombiano Fernando Vesga, que veio à UFMG para cursar engenharia de produção, falou sobre a Semana de Orientação: “Algo importante, principalmente, para se localizar, saber dos trâmites necessários para documentação e para mostrar ao estudante estrangeiro a cultura universitária”. O estudante fala, ainda, sobre a gastronomia brasileira: “A comida estava muito saborosa!”

 

A Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG 2017/2 foi finalizada com a realização da Prova de Nivelamento de Português do curso de PLA, que aconteceu no dia 03 de agosto de 2017. Além da programação, a equipe do Setor de Acolhimento da DRI/UFMG, composta por Elaine Parreiras, Michelle Gontijo e André Amaral, realizou um plantão intitulado “sessão de orientação para o agendamento para à Polícia Federal”, que aconteceu no dia 04 de agosto de 2017 no Instituto de Geociências IGC/UFMG.

Consulte a programação completa da Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG 2017/2 aqui.

A cobertura fotográfica do evento, registrada por Mariana Cristina Fernandes Pinto, pode ser encontrada na página da DRI no Facebook.

As fotos foram produzidas por Mariana Cristina Fernandes Pinto.