Ocorreu, entre 26 de fevereiro e 1º de março, a Semana do Aluno Estrangeiro, iniciativa da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e do Programa Benvindo. O evento visa à recepção e o acolhimento dos alunos intercambistas da Universidade. No primeiro semestre de 2013 a UFMG recebeu 89 estudantes de 17 países, sendo que os cursos mais procurados foram Letras, Ciências Econômicas, Medicina Veterinária e Música.

A programação teve inicio na manhã do dia 26 de fevereiro com uma visita guiada por Belo Horizonte. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos da cidade como o mirante da Praça do Papa e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade. No mesmo dia, aconteceu um tour pelo campus da UFMG quando os alunos puderam localizar os prédios onde vão estudar.

No segundo dia do evento ocorreu uma palestra para a apresentação da DRI e do Programa Benvindo. Também foram passadas informações sobre transporte público em BH e sobre como tirar o CPF e o RNE, dentre outras dicas úteis.

Aliaksandra Pushchanka é natural da Bielorrússia, mas reside e estuda na República Tcheca desde a infância. Ela está em Belo Horizonte para fazer um intercâmbio por seis meses e estudar Português na Faculdade de Letras (FALE).  A estudante já esteve no Brasil há três anos e fala português com bastante desenvoltura. Para ela, estudar na UFMG representa, além de ter maior contato com uma cultura diferente da sua, melhorar seu português e aprender as diferenças que existem entre a língua falada aqui e em Portugal, visto que na República Tcheca, segundo Aliaksandra, é dado maior enfoque nas especificidades de Portugal.

A UFMG tem firmado acordos e parcerias com instituições de excelência em diversos países, calcados nos princípios de multilateralidade e reciprocidade. Dessa forma, a Universidade tem recebido cerca de 200 estudantes estrangeiros a cada ano. A UFMG está se organizando para adequar cada vez mais suas estruturas, com o objetivo de qualificar o acolhimento de estudantes e pesquisadores estrangeiros e de favorecer a consolidação de grupos e redes internacionais que atuam na pesquisa, no ensino e na extensão.