Estudantes intercambistas e a equipe da DRI na Praça do Papa.

O Setor de Acolhimento, que integra à Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, promoveu entre os dias 28 de julho e 01 de agosto, a Semana do Estudante Intercambista. A programação visou recepcionar os alunos estrangeiros que realizarão intercâmbio na UFMG no segundo semestre de 2014.

No primeiro dia de atividades, 28 de julho, os alunos assistiram à palestra proferida pelo Professor Leandro Rodriguez Alves Diniz, da Faculdade de Letras (FALE/UFMG), que apresentou o curso de extensão de Português Língua Adicional (PLA), ofertado na Universidade pelo Setor de Proficiência da DRI, e deu orientações sobre o teste de nivelamento que deve ser realizado para fazer o curso.

Logo em seguida, a Professora Márcia Lousada do Instituto de Geociências (IGC/UFMG), ministrou palestra abordando os aspectos históricos de Belo Horizonte, pontos turísticos tradicionais do município e traços culturais da capital. Os alunos receberam kits com o Guia do Intercambista, camisetas e folhetos informativos e foram servidos com um coffee break.

No dia 29 de julho, pela manhã, os intercambistas da UFMG puderam apreciar um pouco mais das questões socioculturais e tradicionais do município em um passeio por Belo Horizonte, além de receberem sugestões de locais para entretenimento como teatros, museus e sarais.

Em uma caminhada guiada, a equipe do Setor de Acolhimento da DRI acompanhou os estudantes em um Tour pela Orla da Lagoa da Pampulha, com visita à Igreja São Francisco de Assis e à Casa do Baile, no período da manhã.

No período da tarde, do dia 29 de julho, os intercambistas fizeram um tour pela cidade de Belo Horizonte, passando por lugares, como o Mercado Central, o Palácio das Artes, o Edifício Maleta, a Praça do Papa e Mirante do Parque das Mangabeiras.

A programação continuou na quarta-feira, dia 30, com uma Sessão de Orientações Básicas sobre Intercâmbio. No encontro, foram repassadas algumas instruções sobre procedimentos de matrícula, obtenção de documentos e regularização na Polícia Federal.

Após a sessão, aconteceu um Plantão de Serviços que reuniu representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e dos Centros de Extensão (CENEX) situados em diversas faculdades da UFMG, a seguir: Faculdade de Letras, Escola de Belas Artes (EBA), Escola de Música e Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Na ocasião, foram apresentados aos alunos estrangeiros os diversos serviços e cursos oferecidos pelo centros de extensão universitária e também pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Ainda no dia 30, Maíra Rodrigues, aluna de dança da UFMG, ministrou um Workshop de Forró para os intercambistas e voluntários que se inscreveram na Campanha de Apadrinhamento dos Intercambistas, para auxiliá-los ao longo do semestre letivo. A atividade de integração foi encerrada com um lanche coletivo oferecido pelos “padrinhos”.

No dia 31, os alunos estrangeiros fizeram um tour para conhecer o campus Pampulha e as moradias universitárias, e, ao final do dia, os estudantes interessados em cursar as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) realizaram o teste de nivelamento.

No último dia da programação da Semana do Estudante Intercambista, 01 de agosto, os alunos estrangeiros compareceram ao colegiado para finalizar o processo de matrícula na UFMG.

Em uma conversa, enquanto aguardava sua vez para o atendimento da equipe do Setor de Acollhimento da DRI, o estudante Philip Grant, matriculado no curso de Ciência Socioambientais da UFMG, explicou o motivo de ter escolhido a Universidade para a realização do intercâmbio. “Escolhi estudar aqui, pois me interesso na área ambiental e o Brasil tem uma grande biodiversidade para ser estudada.”, opinou o aluno.

Outro ponto decisivo para sua vinda à Belo Horizonte foi a facilidade proporcionada pelo convênio firmado entre a Universidade Wayne State, e a UFMG, que viabiliza a mobilidade estudantil para muitos alunos interessados em realizar um período de estudos na UFMG.

Os intercambistas que não puderam participar das palestras durante a Semana do Estudante Intercambista poderão se dirigir ao setor de Acolhimento da DRI para se informar sobre quaisquer questões relativas à adaptação na UFMG e na cidade de Belo Horizonte.

Informações podem ser obtidas presencialmente no Setor de Acolhimento da DRI, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00, via e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409 4401.