A Semana do Estudante Intercambista, promovida pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, entre os dias 24 e 27 de fevereiro, contou com uma vasta programação cultural, que incluiu passeios, aulas de dança, além de palestras informativas. O evento também foi marcado pela presença inédita da vice-reitora Sandra Goulart Almeida na cerimônia de abertura ocorrida no dia 24 de fevereiro.

Com o intuito de divulgar as atividades realizadas com os intercambistas na Semana, a equipe de comunicação da DRI fez a cobertura jornalística de todo o evento. Desta forma, a comunidade acadêmica e os interessados em geral poderão acompanhar toda a programação, que já está divulgada neste site.

Confira a seguir como foram as atividades realizadas nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Programação

Na manhã do dia 26 de fevereiro, foi realizada a palestra intitulada Orientações: A vida acadêmica na UFMG. A palestra foi proferida pela professora Márcia Lousada, coordenadora do curso de Turismo na UFMG e do Programa Bem-vindo e por Moema Najjar, servidora do Setor de Intercâmbios.

A servidora Moema iniciou a palestra dando orientações sobre a vida acadêmica, procedimentos para efetivação de registro e matrícula na UFMG.

Moema Najjar do Setor de Intercâmbios

Já a Professora do Instituto de Geociências, Márcia Lousada, explicou os benefícios que a UFMG oferece à comunidade acadêmica, as formas de acesso ao Centro Esportivo Universitário (CEU) e ao Restaurante Universitário, dentre outras informações.

Professora Márcia Lousada, coordenadora do curso de Turismo na UFMG e do Programa Bem-vindo

Além disso foram abordados os procedimentos que devem ser feitos para a retirada do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).

Esses documentos são essenciais para a realização de matrícula e para que diferentes processos possam ser concretizados, tais como retirada de outros documentos ou até mesmo abertura de conta bancária.

Após a palestra, três estudantes estrangeiros que já estão na Universidade há algum tempo relataram suas experiências como intercambistas na mesa Relato de experiências:Depoimentos de estudantes estrangeiros na UFMG.

Da direita para a esquerda: Michael Robel, Menes Badika e Fabio Best.

Em sua fala o estudante Engenharia de Minas, Menes Badika, que veio da República Democrática do Congo, por meio do programa PEC-G, para cursar toda a graduação no Brasil, ressaltou a grande oportunidade acadêmica que pode ser encontrada na UFMG, os vários cursos e oportunidades oferecidas aos alunos.

Ao relatar a sua experiência na UFMG, o intercambista alemão Fabio Best, aconselhou aos colegas recém-chegados que explorassem a cidade e não ficassem somente na região da Pampulha, pois Belo Horizonte tem uma grande diversidade cultural a ser vista.

Fechando a mesa, o estudante intercambista suiço Michael Rabel falou sobre o seu contato com as pessoas, os esportes e a música em geral.

Na tarde do dia 26 de fevereiro, os estrangeiros interessados em cursar a disciplina de Português Língua Adicional(PLA) fizeram a prova de nivelamento.

Em seguida, Bruna Dias Costa, assistente da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais apresentou palestra sobre o programa de voluntariado da Prefeitura de Belo Horizonte, que proporciona a estudantes estrangeiros a oportunidade de atuar como voluntário nas áreas da administração direta e indireta do município de Belo Horizonte.

Bruna Dias Costa, assistente da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais e Rodrigo de Oliveira, secretário adjunto da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais

A programação do dia 26 terminou com uma visita às unidades acadêmicas.

No último dia da Semana do Estudante Intercambista, 27 de fevereiro, os estudantes fizeram novamente uma visita aos seus colegiados de graduação junto com seus padrinhos e madrinhas para que eles pudessem escolher as disciplinas que irão estudar na UFMG e fazer matrícula.

A Semana do Estudante Intercambista é realizada duas vezes por ano e conta com o envolvimento tanto de representantes de unidades administrativas da UFMG, quanto da comunidade acadêmica, que participa no processo de acolhimento e adaptação do intercambistas.

Os intercambistas que não puderam participar da Semana do Estudante Intercambista poderão procurar o setor de Acolhimento da DRI para se informar sobre as questões relativas à adaptação na UFMG e na cidade de Belo Horizonte.

Informações podem ser obtidas presencialmente no Setor de Acolhimento da DRI, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00, via e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409 4401.