Seminário internacional em comemoração aos 140 anos da imigração italiana ao Brasil, como política oficial iniciada pelo governo imperial e continuada pelos governos estaduais no período republicano.

Data e horário: 11 de junho de 2015 – das 09h00min às 19hs.

Local: auditório 2003 da FALE/UFMG – Campus Pampulha.

Minas Gerais foi o terceiro estado em número de imigrantes italianos recebidos depois do Rio Grande do Sul e de São Paulo em primeiro lugar. Este seminário tem por objetivo refletir sobre a contribuição da imigração italiana por ocasião dos seus 140 anos.

A conferência de abertura será feita pelo prof. Dr. Emílio Franzina, Universidade de Verona – Itália. O Professor Franzina um dos maiores especialistas nessa temática com dezenas de livros e artigos publicados sobre o tema.

Na parte da tarde teremos a presença da senhora Aurora Russi, dd Cônsul da Itália em Belo Horizonte, que falará do trabalho consular de atendimento à comunidade italiana residente em Minas Gerais e Tocantins.

Como encerramento do seminário, haverá um espetáculo musical a ser realizado pelo prof. Dr. Emílio Franzina que apresentará a problemática da imigração ao Brasil por meios das músicas folclóricas compostas e cantadas pelos imigrantes e pelos agentes promotores da emigração da Itália para o continente americano.

Comissão organizadora

Fábio Alves

Anna Palma

Domingos Giroletti

A programação também pode ser acessada aqui.