Série de Estudos Indianos – 27 de abril

O Centro de Estudos Indianos (CEI) da DRI/UFMG promove evento, que acontecerá no dia 27 de abril, das 14h30 às 19h, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas. A programação conta com um Grupo de Discussão e uma Mesa-Redonda.

O evento iniciará com o Grupo de Discussão, que ocorre das 14h30 às 16h30, sobre o tema  “Pós-modernismo e pós-colonialismo – a perspectiva de Ashis Nandy”.

Na ocasião, Jakob Sparn, PhD Student (FACE) e  Luiz Felype Gomes de Almeida, economista e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo NPGAU/UFMG, debaterão o texto ”A mente não colonizada”, de Ashis Nandy.

A atividade acontece sob a coordenação do Professor Roberto Monte – Mór (FACE/Cedeplar).

Em seguida, das 17h às 19h, acontece a Mesa-Redonda com o tema “Nada Yoga: Reflexões Sobre Yoga do Som – As Cores dos Ragas“. O palestrante Helder Araújo, estudioso de Música Clássica Indiana, abordará aspectos da Yoga do Som por meio da escuta, contando com alguns exemplos da Música Clássica Indiana. Por exemplo, acredita-se que a escuta é uma forma muito eficiente de iniciação a Nada Yoga pois os Ragas (estruturas melódicas) produzem efeitos poderosos tanto no indivíduo, quanto no meio que o cerca.

A atividade é moderada pela Professora Heloisa Feichas – Escola de Música/UFMG – Departamento de Teoria Geral da Música (TGM)

Aberto ao público, o evento não exige inscrição prévia para participação.