Na próxima semana (quinta e sexta-feira, 03 e 04), o Centro de Estudos Africanos da UFMG (CEA) em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT) realizará o Simpósio Arqueologia e História da Cultura Material na África e na Diáspora Africana, congregando arqueólogos e historiadores que têm trabalhado com a temática da cultura material da África e dos africanos na diáspora.

O ponto de partida para o Simpósio se dá na ocasião da vinda de Augustin Holl, presidente do Comitê Científico da Unesco e professor da Universidade Paris Nanterre, a partir do Programa Cátedras do IEAT. Nesse sentido foram convidados pesquisadores brasileiros e estrangeiros de renome internacional que têm se dedicado à temática em questão.

O simpósio está organizado em quatro sessões: Paisagens, Lugares e Comunidades Negras na Diáspora Africana; Corpos, Identidades e Cultura Material; Religiosidades, Cosmologias e Memórias no Atlântico Negro; e Inventários e Testamentos como Forma de Acesso à Cultura Material dos Africanos no Brasil Colonial.

Os interessados podem se inscrever como ouvintes para as conferências e obter  mais informações pelo site: simposioarqueologiaufmg.wordpress.com

Organizadores:

Vanicléia Silva Santos

Luis Cláudio P. Symanski

Realização e apoio:

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – UFMG

Diretoria das Relações Internacionais da UFMG

Centro de Estudos Africanos da UFMG

Confira a programação do evento aqui.